Não foi para Parintins? A CRÍTICA te mostra onde assistir o Festival Folclórico em Manaus
29/06/2023 10:54 em Arte & Cultura

Aqueles que não estarão na Ilha Tupinambarana ainda assim poderão sentir a energia do bumbódromo aqui mesmo de Manaus; confira

O Festival Folclórico de Parintins está se aproximando - de 30 de junho a 2 de julho- e aqueles que não estarão na Ilha Tupinambarana ainda assim poderão sentir a energia do bumbódromo aqui mesmo de Manaus. Isso é o que prometem os estabelecimentos e eventos espalhados pela cidade, que irão transmitir a disputa e o espetáculo de Caprichoso e Garantido ao vivo por telões. O portal A CRÍTICA selecionou quatro locais na capital amazonense onde o público poderá prestigiar a festa dos bois bumbás.

Voltado para a temática regional, a Espetaria Juruá não podia ficar de fora da festa mais popular da cultura amazonense, e por isso, prepara pelo segundo ano consecutivo a transmissão do evento para receber os clientes. O restaurante fica localizado na rua Franklin Pinheiro, 46, bairro Alvorada, na Zona Centro-Oeste de Manaus, e irá transmitir as três noites do festival.

Segundo a proprietária Deuza Siqueira, o restaurante está preparando o ambiente para que os clientes se sintam na arena do bumbódromo, principalmente para aqueles que não puderam ir a Ilha da Magia prestigiar o seu boi amado.

“Nos dias do festival iremos trabalhar com drinks personalizados do boi garantido e do boi caprichoso. Ressaltando que não cobraremos entrada, somente consumo, e estaremos realizando reservas. Você que não conseguiu ir esse ano para o festival de Parintins não fique de fora, venha prestigiar e assistir ao vivo a transmissão das três noites”, disse Deuza.

A transmissão da festa dos bumbás também acontece na Zona Centro-Sul de Manaus, no Luar de Uaicurapá Bar e Eventos. O estabelecimento localizando na rua Rio Madeira, 452, no bairro Nossa Senhora da Graças também transmite o festival pelo segundo ano consecutivo. A proprietária Amanda Abrahão destaca que é sempre muito animada e emocionante a torcida das ‘galeras’ que não conseguiram ir ao festival, mas torcem e vibram pelo seu boi, obedecendo as mesmas tradições da arena. O local não cobra entrada, somente o couvert artístico no valor de R$ 15.

“É muito animado! Nas apresentações a galera participa, se emociona, torce enquanto a outra parte fica em silêncio, e parece que estão na arena! Em 2022 fizemos a transmissão no telão também e os torcedores dos dois bois que ficaram em Manaus gostaram muito, então, com certeza já está virando tradição. A arena do Luar vai tremer na sexta, sábado e domingo com a transmissão do Festival de Parintins”, destacou Amanda.

Já no ‘Da Baixa Bar’, na Zona Sul da capital, a temática é voltada exclusivamente para o Boi Garantido, mas os proprietários Karine e Roberto Andrade afirmam que os torcedores do Caprichoso também são bem-vindos no estabelecimento que se prepara para a transmissão ao vivo do festival. Porém, eles ressaltam que os torcedores devem respeitar as tradições bumbalinas e não podem ir com as cores do ‘boi contrário’.

“Esse ano nós resolvemos não ir [ao Festival de Parintins] e aí decidimos fazer a transmissão aqui no Da Baixa. Os preparativos estão cansativos, porque a gente sempre busca deixar tudo preparado para receber todo mundo com muito aconchego e para tentar transmitir para todos os torcedores encarnados a emoção que a gente sabe que vivencia lá no bumbódromo. A gente quer oferecer um espaço acolhedor, vamos ter telões e TVs espalhadas pelo ambiente para que todos possam ter uma visão excelente da apresentação”, explicou Karina.

O bar fica localizado na rua Francisco Couto Vale, 166, bairro Petrópolis. Nos dias de festival a entrada individual custará R$ 15 e a compra da mesa para quatro pessoas está no valor de R$ 50.

E no Centro da capital amazonense a programação já começa nesta quinta-feira (29), às 19h, no Largo São Sebastião, com a transmissão da tradicional Festa dos Visitantes, que acontece um dia antes do festival. A disputa entre os bois bumbás também será exibida nos dias seguintes com as apresentações do Festival Folclórico de Parintins.

O secretário executivo Candido Jeremias explica que uma estrutura será montada com telão, cadeiras e segurança. “O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, preparou uma extensa programação relacionada ao Festival Folclórico de Parintins em Manaus para o público que procura um espaço aberto para acompanhar os eventos da Ilha Tupinambarana”, afirma Candido Jeremias.

Segundo ele, na quinta-feira, a programação se estenderá até meia-noite, enquanto, no dia 30, o horário será das 20h às 2h30. Na segunda e terceira noite de apresentação dos bumbás, a transmissão será das 19h às 2h30.