A confiança criativa
10/01/2024 08:45 em Novidades & Tecnologias

Tudo o que faz a gente sair da zona de conforto ajuda a estimular nosso cérebro pensar em soluções para problemas do dia-a-dia

 

Eu já escutei muita gente falar que não é criativo. Que não se sente uma pessoa criativa. Uns até acham que a criatividade não faz parte do dia-a-dia deles. E, por isso mesmo, acabam reprimindo suas ideias, com medo ou até vergonha de expor o que estão pensando.

 

Mas a verdade é que todos temos ideias criativas. Todos podemos ser criativos. Só precisamos estar sempre exercitando esse músculo da criatividade, estimulando esses tipos de pensamentos, pra sempre mantê-la em volta da gente.

 

Ir ao cinema, ler livros, ver séries, escrever, falar com pessoas que não estão sempre no nosso “grupinho” de amigos, viajar para lugares que nunca fomos, conhecer novas culturas, comer comidas diferentes, fazer exercícios, conhecer pessoas, tudo o que faz a gente sair da zona de conforto ajuda a estimular o nosso cérebro a entender e pensar em soluções para os problemas do dia-a-dia, que normalmente não temos.

 

Os mesmos hábitos que fazem a gente viver melhor, também nos fazem ser mais criativos. Estamos sempre acostumados a viver na nossa bolha, em sair com as mesmas pessoas sempre, a ir nos mesmos lugares. Isso faz com que o nosso pensamento fique travado e não seja desafiado a pensar em coisas diferentes.

 

Quando fazemos tudo isso, passamos a ter um maior conhecimento, a ter referências. E, apesar de tudo, passamos a ter maior critério para saber o que achamos criativo ou não. Temos mais capacidade de enxergar coisas além da nossa caixa. E, consequentemente, passamos a ter uma maior confiança criativa.

 

A confiança criativa nada mais é do que você se sentir na capacidade de poder mudar o mundo ao seu redor, juntando conhecimento para poder realizar o que pensou. O estímulo da criatividade é o que faz a gente ter mais confiança criativa.

 

Então, precisamos empoderar a nossa criatividade, criando um ambiente cada vez mais propício ao nosso redor, que faça com que a gente pare de dividir o mundo entre preto e branco, entre “criativos” e “não-criativos”.

 

* Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, pela UniNorte. Formado em Redação Publicitária pela Miami Ad School/RJ. Premiado pelo Andy Awards NYC, Effie Awards México, El Ojo de Iberoamerica, FIAP, Young Lions México, Círculo Creativo de México, Colunistas RJ y Wave Festival RJ. Passou pela agência Ogilvy & Mather México, VMLY&R México e Only If-The How Company. Atualmente, é Diretor de Criação da agência Nau Brands.

 

Fonte: Por Yan Bártholo*

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!