Ameaça de epidemia de dengue sem precedentes no Brasil chama atenção da mídia internacional
15/02/2024 08:36 em Saúde & Ciências

Jornal francês Le Monde destacou o fato de que o país vive uma explosão no número de contaminações e que os hospitais estão lutando para lidar com o fluxo de pacientes febris. O Amazonas recebeu 78,7 mil doses da vacina contra a doença

 

A ameaça de uma epidemia de dengue sem precedentes no Brasil já chama a atenção internacional. Nesta semana, o jornal francês Le Monde disse que o país vive uma explosão no número de contaminações e que os hospitais no Brasil estão lutando para lidar com o fluxo de pacientes febris. A reportagem é assinada pelo correspondente Bruno Meyerfeld.

 

“Mal recuperado do massacre da Covid-19 (que custou 709 mil vidas aqui), o gigante latino-americano enfrenta hoje a propagação acelerada de outro vírus devastador, desta vez bem conhecido: a dengue”.

 

A explosão nas últimas semanas no número de contaminações é tal que os especialistas já falam numa crise ‘histórica’ ou mesmo ‘sem precedentes’, escreveu o jornal.

 

Desde o início do ano, o Ministério da Saúde contabilizou mais de 512 mil casos dessa doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que causa sintomas como dores e febre intensa. Se comparado ao mesmo período de 2023, esse número é quatro vezes maior. Até o momento, o país já confirmou 75 mortes por dengue, e mais 340 outras mortes suspeitas também estão sendo investigadas.

 

Para o virologista Edilson Luiz Durigon, ouvido pela reportagem do Le Monde, "o calor e a umidade são um coquetel ideal para a proliferação do mosquito". Porém, a reportagem também denuncia um descuido das autoridades em políticas de prevenção, já que o transmissor da dengue se reproduz no ambiente doméstico.

 

O texto também traz um panorama da campanha de vacinação, iniciada no dia 2 de fevereiro, afirmando que o país dispõe de apenas 750 mil doses. Em razão da escassez de vacinas contra a dengue, apenas crianças e adolescentes, considerados mais vulneráveis, serão vacinados e o resto da população não terá escolha a não serem as clínicas privadas, onde as duas doses da vacina podem custar até R$ 1.000, o equivalente a 75% do salário mínimo do Brasil, segundo o jornal francês.

 

Amazonas

No Amazonas, o levantamento mais recente divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), na última sexta-feira (9), mostra que o estado acumula o total de 1.024 casos confirmados de dengue, desde o início do ano.

 

Na lista de municípios do Amazonas com maior quantidade de casos notificados para arboviroses - além de dengue, o número também considera doenças como Chikungunya, Zika e Febre Oropouche - temos: Manaus (3.876), Tefé (417), Lábrea (377), Manacapuru (308), Carauari (240), Coari (205), Iranduba (161), Envira (144), Presidente Figueiredo (133) e Itacoatiara (122).

 

O informe também traz o número total de notificações da doença no estado. Segundo a FVS-RCP, foram notificados 7.128 casos suspeitos da doença, sendo 1.024 confirmados (por critérios laboratoriais e clínico-epidemiológicos), 2.335 descartados após investigação epidemiológica. Os demais casos estão em investigação.

 

Em Manaus, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), uma morte por dengue foi confirmada em 2024, e outras três mortes estão ainda sendo investigadas.

 

Vacinação

No último sábado (10), o Amazonas recebeu 78.760 doses da vacina contra a dengue, enviadas pelo Ministério da Saúde, como estratégia complementar ao enfrentamento à dengue.

 

Segundo a FVS, a vacina contra a dengue será destinada a 12 municípios do Amazonas: Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea.

 

A Fundação explicou que esses municípios integram a região Manaus, entorno e Alto Rio Negro, área de saúde que atende análise da equipe do Ministério da Saúde para recebimento das doses. Nesta primeira etapa, serão vacinadas crianças de 10 e 11 anos. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

 

A distribuição das doses de vacina será realizada, a partir de quinta-feira (15), mediante agendamento das Secretarias Municipais de Saúde junto à FVS-RCP por meio da Gerência de Imunização. A incorporação da vacina contra a dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi oficializada em dezembro de 2023.

 

(Foto: Divulgação/FVS-AM)

Fonte: Amariles Gama / online@acritica.com

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!