Dengue: proteção que começa pela pele
27/02/2024 08:27 em Saúde & Ciências

Com os aumentos de casos de dengue no Amazonas, repelente se torna um importante aliado na luta contra o Aedes aegypti

 

Os casos de dengue no Amazonas seguem aumentando e, na luta contra o Aedes aegypti - mosquito transmissor da doença -, o repelente se torna um importante aliado. Mas, afinal, como devemos usá-lo? Em bate-papo com o VIDA & ESTILO deste domingo (25/02), a médica infectologista Carolina Queiroz deu importantes dicas para incorporar, de maneira correta, o insetífugo na nossa rotina do dia a dia.

 

Assim como o protetor solar, o repelente também deve ser reaplicado, variando de acordo com o seu tipo. "A cada 2h, o repelente deve ser reaplicado, caso ele seja à base de DEET ou IR3535 (compostos químicos que servem como repelente de insetos). Porém, em climas muito quentes, como o nosso, esse intervalo diminui. Caso seja à base de Icaridina (substância mais recomendada pela OMS), o repelente deve ser reaplicado a cada 10h", orientou a infectologista.

 

Ela afirma que os melhores insetífugos são os compostos pela Icaridina. "Eles possuem uma duração maior, não necessitando de reaplicações ao longo do dia, independente da sua apresentação. Além disso, é o ativo indicado, atualmente, pela Organização Mundial de Saúde", acrescentou.

 

Na hora de escolher o melhor repelente, além da sua composição, é importante analisar tanto a concentração permitida - se atende aos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - quanto a idade para a qual o produto é direcionado e/ou permitido. "Ambas essas informações devem estar especificadas na embalagem", disse Carolina.

 

Alergia

Para aquelas pessoas que sofrem com algum tipo de alergia, a infectologista aponta outras opções disponíveis de repelentes. "Aos alérgicos que geralmente têm pele sensível, temos a opção do insetífugo com IR3535 reduzido, o que diminuiu o risco de irritações no corpo".Há, ainda, repelentes naturais à base de citronela e andiroba. Estes modelos, porém, não têm a sua eficácia comprovada.

 

Proteção

De acordo com infectologista, a proteção contra a dengue não deve parar na pele. É importante, também, seguir alguns cuidados dentro de casa. " É essencial o uso de mosqueteiros, telas em janela e portas e remover recipientes que possam se tornar criadouros [prato de vasos, baldes, pneus, latas etc.]. Não podemos esquecer da vedação de caixas d'água, desobstrução de calhas, lajes e ralos que acumulam água parada. Além, é claro, da vacinação em massa da população", finalizou.

 

Vacinação

Manaus deu início, na última quinta-feira (22/02), à campanha de vacinação contra a dengue. A oferta do imunizante passou a ser feita em 171 salas de vacina gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Ao todo, a capital amazonense recebeu 65.037 doses da vacina Qdenga. Nesta primeira etapa, estão sendo priorizadas crianças de 10 e 11 anos. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

 

(Foto: Reprodução)

Por: Gabriel Machado / online@acritica.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!