Festival deste ano é 'muito maior' que o realizado em 2022, avalia Wilson Lima
Arte & Cultura
Publicado em 01/07/2023

A lado de três ministras do Governo Federal, governador destacou os investimentos do Estado no evento e a relevância que o evento tem para o Brasil

 

PARINTINS - Em entrevista coletiva à imprensa, durante o intervalo da primeira noite de apresentação dos boi Caprichoso e Garantido, o governador Wilson Lima falou sobre os três pilares principais do 56º Festival Folclórico de Parintins: a cultura, o turismo e a sustentabilidade, com investimento do governo de R$ 12 milhões – R$ 6 milhões para cada bumbá.

 

Acompanhado de nomes como a ministra do Turismo, Daniela Carneiro; da ministra da Cultura, Margareth Menezes; a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; e do Governador do Pará, Helder Barbalho; o governador do Amazonas iniciou falando sobre números e sobre as expectativas para esse ano.

 

“Esse ano o festival é baseado em quatro eixos importantes: na cultura, no turismo, na sustentabilidade e na geração de emprego e renda. No passado, nós tivemos o maior festival de todos os tempos, todo mundo já percebeu que esse é muito maior que a festa realizada no ano de 2022”, declarou Wilson Lima.

 

Na ocasião, Lima citou a Festa dos Visitantes, que aconteceu na última quinta-feira (29), na arena do Bumbódromo. Segundo ele, o evento não causou intercorrências.

 

“A desmontagem aconteceu em duas horas e logo cedo o Bumbódromo estava pronto para que os bumbás pudessem entrar”, afirmou.

 

Evento de prestígio

Para o governador, a presença das ministras e de outros representantes do governo federal mostram a relevância que o festival tem para o Brasil.

 

A ministra Daniela Carneiro disse ter ficado impactada com a potência que é o festival.

 

“O ministério do turismo conseguiu aportar um recurso para essa grande festa. A gente vai tá junto com o Governador e dizer a todos que vamos gerar emprego, dar oportunidades e movimentar a economia”, disse ela.

 

Sônia Guajajara, por sua vez, destacou a valorização da cultura dos povos originários no festival. A ministra já havia sido convidada para participar da festa em 2020.

 

“Eu ia ser homenageada, assim como a Marcha das Mulheres Indígenas, e infelizmente foi o ano que chegou a pandemia”, lamentou.

 

Troféus

Os troféus dos bois Caprichoso e Garantido foram apresentados em primeira mão durante a coletiva.

“Os itens individuais também receberão seus troféus”, revelou Wilson Lima.

 

Fonte: Gabrielly Gentil online@acritica.com

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!