A ação, que vai acontecer no Bumbódromo de Parintins, será transmitida pela TV A CRÍTICA em rede aberta e no YouTube
Parintins (AM) - Com o fim da apresentação do Boi Caprichoso, o foco dos dois bumbás passa a ser na apuração das três noites do 56º Festival Folclórico de Parintins. As notas serão divulgadas nesta segunda-feira (3), a partir das 14h (horário do Amazonas) no Bumbódromo da ilha tupinambarana. A apuração será transmitida pela TV A CRÍTICA em rede aberta e no YouTube.
Para se entender: Garantido e Caprichoso são analisados por nove jurados, divididos em três blocos. No A, intitulado ‘Comum/Musical’ são analisados os itens “Apresentador”, “Levantador de toadas”, “Marujada de Guerra ou Batucada”, “Amo do Boi”, “Toada - Letra e Música”, “Galera” e “Organização do Conjunto Folclórico”.
No bloco B, chamado de ‘Cênico e Coreográfico’ estão os itens “Porta-Estandarte”, “Sinhazinha da Fazenda”, “Rainha do Folclore”, “Cunhã-Poranga”, “Boi-bumbá: Evolução”, “Pajé”, e “Coreografia”. O último bloco, o C (artístico), compreende os itens “Ritual”, “Povos Indígenas”, “Tuxaua”, “Figura Típica Regional”, “Alegorias”, “Lenda Amazônica” e “Vaqueirada”.
Especificações
Cada um dos três dias será analisado individualmente e ao final as notas são somadas, sempre descartando a menor delas para a pontuação final. Em caso de empate na pontuação geral, serão confrontadas as somas das três pontuações relativas aos itens individuais. Caso o empate persista, a segunda melhor nota atribuída às associações folclóricas entra na contagem para definir o campeão.
Fonte: Michael Douglas/online@acritica.com