Segundo plataforma, quase toda a cidade está tomada pela fumaça. Na internet, manauaras reclamam do forte cheiro e da "neblina"
Uma densa nuvem de fumaça toma conta das bairros Aleixo, na zona Centro-Sul e bairro Coroado, zona Leste de Manaus na noite desta quarta-feira (27). Nas imagens registradas do alto a penumbra toma conta de parte da cidade.
A origem da fumaça ainda é desconhecida. A plataforma Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar nesta noite em quase toda a cidade está acima de níveis considerados "ruins".
O Centro de Manaus, os bairros Aparecida, Adrianópolis e Aleixo, segundo o sistema, são os mais afetados, apresentando, neste momento, a classificação "péssima", tendo mais de tendo uma concentração de MP2.5 acima de 200.
Qualidade do Ar em Manaus nesta quarta-feira, segundo o sistema Selva (Foto: Reprodução)
A dona de casa, Maria Silvana Pena, 51 anos, moradora do bairro Petropolis, área coberta pela fumaça, relata que tem uma criança de sete ano e todos os dias tem febre e faz inalação e não comparece às aulas em razão de problemas de saúde.
“Aqui na minha casa tá todo mundo doente. A gente tem uma criança de sete anos que todo dia a garota tem febre, não consegue respirar, tá inalando direto, tá faltando aula, porque tá sem condições de ir pra escola, porque tá doente. Dor de cabeça, enjoo, é horrível”, declarou.
A mulher ainda relata que nos hospitais encontra adultos e crianças doentes por causa da fumaça.
“Eu sou alérgica e vivo passando mal todos os dias, com falta de ar, dor de cabeça. E mesmo a gente tomando todos os cuidados, fazendo inalação, hidratando, tendo uma boa alimentação, mas essa fumaça tá acabando com todo mundo”, complementou.
Cobre a cidade
Pelas redes sociais, manauaras relatam a condição insalubre do ar na noite desta quarta-feira (27). Os registros são de bairros distintos da capital, mas a imagem é a mesma: toda a cidade coberta por uma densa cortina de fumaça com forte odor de queimada.
(Foto: Dante Graça)
Fonte: Robson Adriano e Michael Douglas / online@acritica.com