Instituição de ensino oferta mais de 80 cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Exatas, Humanas e Saúde, nas modalidades presencial e EaD (Digital)
Com a missão de promover cidadania e o desenvolvimento da Amazônia, a Uninorte está prestes a completar 30 anos de história. Compromissada com a qualidade de ensino e formação de seus alunos, a universidade é referência quando se fala em Ensino Superior no Amazonas.
Para a reitora da Uninorte, Fabiane Almeida, a soma de um amplo portfólio de cursos aliado ao corpo docente qualificado, metodologias de ensino modernas e infraestrutura robusta torna a instituição umas das principais IES de Manaus.
“Já formamos milhares de profissionais para o mercado de trabalho e podemos dizer com orgulho que transformamos vidas por meio da educação”.
Hoje, a Uninorte oferta mais de 80 cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Exatas, Humanas e Saúde, nas modalidades presencial e EaD (Digital). A faculdade iniciou suas atividades em 1994 e, desde 2019, a instituição integra o grupo Ser Educacional, um dos maiores grupos de ensino superior do Brasil, que integra grandes marcas como a Uninassau, Uninabuco, UNG, Univeritas e Unama, presentes em todas as regiões do país.
Vestibulares agendados
Uma das maiores vantagens da Uninorte é a tranquilidade de vestibulares agendados, bastando acessar https://vestibular.uninorte.com.br/. Também oferta, semestralmente, o “Mega Vestibular” com várias bolsas de desconto de graduação que chegam até 100%. A maioria dos cursos ocorre nos períodos matutino e noturno. Os cursos de Direito e Enfermagem ocorrem nos três turnos.
A Uninorte conta com mais de 100 espaços acadêmicos, incluindo salas e laboratórios de anatomia, química e física, informática, mini indústria, enfermagem, gastronomia, estética, biomecânica, eletrônica, análises clínicas, brinquedoteca, entre outros.
A instituição também possui clínicas-escola, que servem de campo prático para nossos alunos e atendimento à comunidade, nas áreas de Psicologia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia, Nutrição e Fonoaudiologia. Contamos ainda com Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Núcleo de Práticas de Negócios (NPN) e Núcleo de Trabalhabilidade, Emprego e Carreiras (NTEC).
(Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)
Mais de 25 mil títulos
Segundo a reitora, outro diferencial da faculdade é a distribuição de bibliotecas pelos prédios da universidade pela cidade. Há três bibliotecas situadas nas unidades situadas no Centro, Cidade Nova e Djalma Batista, com um acervo de 25.197 títulos e 159.451 exemplares distribuídos entre elas.
“Além disso, contamos com bases virtuais de e-books Minha Biblioteca e Pearson e a base de periódicos da EBSCo, que fica à disposição dos alunos diretamente no portal”, destacou.
Nota máxima no MEC
A Uninorte foi recredenciada esse ano com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), em um processo que avaliou planejamento e avaliação institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura. “Inclusive obtivemos a nota mais alta no quesito infraestrutura”, comemorou a reitora.
A Uninorte também tem investido em eventos acadêmicos que trazem, para a capital do Amazonas, profissionais renomados do Brasil inteiro. Como exemplo, em maio deste ano, em sua segunda edição, o Congresso Nacional de Direito da Uninorte reuniu mais de mil pessoas, entre eles grandes juristas do país.
Também bastante relevante foi o Congresso Nacional Multiprofissional de Saúde, em novembro de 2022, que contou com cerca de mil participantes. A nova edição do Congresso de Saúde ocorreu em outubro com mais de 1,8 mil pessoas.
A UniNorte foi credenciada em 14 de abril 2004 pela Portaria N° 995/2004, recebendo o conceito máximo do Ministério da Educação e Cultura (MEC), sendo recredenciada em 20 de julho de 2016. Em 08 de dezembro de 2010, recebeu o credenciamento para atuar na Educação a Distância.
A instituição está dividida em cinco unidades acadêmicas e um complexo de clínicas-escola, situadas no Centro, Cidade Nova e avenida Djalma Batista, no Parque 10 de Novembro.
(Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)
Engajamento de alunos
Mais um destaque é aliar sempre a teoria às práticas de forma criativa, como visitas técnicas feita pelos cursos. Este ano os alunos dos cursos de Engenharias foram até a hidrelétrica de Balbina, houve a participação dos alunos de Medicina Veterinária no adestramento de cães de guerra pelo 7º Batalhão de Polícia do Exército e visitas técnicas ao Detran-AM, entre outros.
“Outro destaque importante é o engajamento dos nossos alunos em ações de Responsabilidade Social, como a participação na coleta de resíduos na Marina do Davi junto ao projeto Remada Ambiental (setembro), e a arrecadação de 1 tonelada em doações para famílias atingidas pela chuva em Manaus (março)”, destaca a reitora.
(Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)
Fonte: acritica.com / online@acritica.com