A ideia da deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), que solicitou a audiência, é discutir a adaptação climática sob a perspectiva de lideranças jovens das periferias de São Paulo, Manaus e Recife
A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realiza, amanhã, uma audiência pública sobre o projeto de lei 4129/21, que estabelece diretrizes gerais
para a elaboração dos planos de adaptação a mudanças climáticas. A ideia da deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), que solicitou a audiência, é discutir a adaptação climática sob a perspectiva de lideranças jovens das periferias de São Paulo, Manaus e Recife. O jovem Gabriel Santana, embaixador da ONG Politize!, representará a capital amazonense.
Vulneráveis - Talíria Petrone destaca que as populações das periferias urbanas são frequentemente as mais vulneráveis e prejudicadas pelos impactos das mudanças climáticas, devido à falta de infraestrutura adequada e ao acesso limitado a recursos.
Tramitação - Aprovado na Câmara dos Deputados no ano passado, o projeto de lei 4129/21 está em análise no Senado. A reunião na Comissão de Legislação Participativa ocorre às 14h, no plenário 3.
Carbono em alta - A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados realiza audiência pública, na quinta, para debater a sustentabilidade do mercado brasileiro de carbono. Ontem, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou audiência sobre o mercado voluntário da carbono.
Medalha - O desembargador Jorge Lins recebe, hoje, a medalha Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas. A homenagem foi proposta pelo então deputado Belarmino Lins. Caberá ao herdeiro político de Belão, o filho George Lins fazer a saudação ao magistrado do Tribunal de Justiça do Amazonas e do Tribunal Regional Eleitoral.
Live - O senador Plínio Válério (PSDB-AM) vai transmitir em suas redes sociais a reunião de hoje da CPI das ONGs, da qual ele é presidente. A sessão contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. “Cobraremos respostas sobre as ações abusivas do ICMBio e Ibama contra moradores da floresta”, publicou ele sobre as operações contra crimes ambientais.
Documentário - O filme "Amazonas, O Maior Rio do Mundo", do cineasta luso-brasileiro Silvino Santos, será exibido pela primeira vez no Brasil após ter sido redescoberto em Praga, na República Tcheca, no início deste ano. A sessão especial acontecerá na Cinemateca Brasileira amanhã, às 20h, e será gratuita e aberta ao público, que deve retirar os ingressos uma hora antes.
Balanço 2023 - A Escola do Legislativo (EscoLegis) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) encerrou o ano letivo 2023 totalizando mais de 280 mil inscrições para cursos EAD. Os dados são de janeiro a novembro. Em relação ao número de certificados de conclusão de curso, a escola emitiu 52.400 de janeiro a outubro, porém o balanço do ano será consolidado com número ainda maior, com a entrada dos certificados de novembro após o prazo final para terminar as videoaulas.
Expectativas - O Governo do Amazonas estima que a 45ª Expoagro (Exposição Agropecuária do Amazonas) movimente R$ 195 milhões em negócios. O evento acontecerá de 5 a 10 de dezembro no Parque Multiuso Eurípedes Ferreira Lins, na BR-174.
(Foto: Reprodução)
Fonte: acritica.com