O álbum “Cânticos Para Nossa Senhora” é composto por 13 músicas interpretadas pelo rei da toada, que já estão disponíveis nas plataformas digitais
Em 2011, o cantor David Assayag produziu um CD em homenagem a Nossa Senhora do Carmo. Treze anos depois, ele lança o projeto inédito nas plataformas digitais em comemoração ao seu aniversário e agradecimento a padroeira de Parintins. O álbum “Cânticos Para Nossa Senhora” é composto por 13 músicas interpretadas pelo rei da toada, que já estão disponíveis no Spotify, Deezer, Apple Music, Youtube Music, Amazon Music e TIDAL.
Para David, homenagear Maria por meio da música é a concretização de um projeto antigo idealizado por ele, a partir da devoção que a família tem a Nossa Senhora do Carmo. Na época, o artista doou 10 mil unidades de CDs para angariar recursos para a padroeira de Parintins.
“Era um sonho antigo, meu, da minha mãe D. Nilce, da minha família que é devota, homenagear N. Sra. do Carmo com o meu canto. Quase que uma promessa. E mesmo sem ser promessa, conseguimos realizar as gravações e doar 10 mil unidades de CDs promocionais para ser vendidos como forma de ajudar a Diocese de Parintins a angariar recursos durante os festejos da santa, em Parintins”, diz ele.
A promessa
David paga uma promessa há 30 anos: “Enquanto tiver voz e vida, serei romeiro de Nossa Senhora do Carmo”. É o que declara o cantor.
“A minha mãe era muito devota. Quando eu era mais novo, em 95, tive um problema vocal, uma bronquite aguda. Ficamos todos muito preocupados e eu fui a Parintins, e conversando com minha mãe ela fez essa promessa: que se N.Sra recuperasse a minha voz, eu cantaria sempre pra ela. Considero um milagre, visto que eu me curei em uma semana, gravei o CD do Boi Garantido e nunca mais sofri com rouquidão, minha voz segue intacta. Eu também participo de muitas festas de padroeiras pelo nosso interior do Amazonas. Me considero um homem de fé e uso o meu dom para louvar a Deus também, sempre grato pelas maravilhas Dele na minha vida”, celebra o artista.
Repertório
Em “Cânticos Para Nossa Senhora”, Assayag interpreta músicas como a clássica “Nossa Senhora”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, até o hino da cidade escrito por Dom Arcângelo Cerqua, primeiro bispo da igreja católica no baixo Amazonas. O repertório foi escolhido junto com membros da diocese, com algumas sugestões de David.
“Sobre o hino, na realidade Dom Arcângelo era o bispo de Parintins e ele escreveu esse hino para a diocese, e como a cidade ainda não tinha um hino, essa música foi bem recebida por todos para representar a cidade. E se tornou o hino oficial de Parintins”, destaca Assayag.
Plataformas digitais
Treze anos depois, o projeto chega às plataformas digitais. A novidade é fruto de uma surpresa de aniversário que David recebeu de sua equipe. Ao BEM VIVER, ele conta o que espera a partir desse relançamento.
“É realmente dividir com o público essa raridade que havia sido apenas disponibilizada em CDs físicos em 2011 e que agora está disponível em diversas plataformas digitais, democratizando o acesso e fazendo parte agora da minha discografia. Foi uma surpresa que eu recebi da nossa equipe da Voz da Amazônia: ressalto aqui Roberto Sena e Lílian Daniel, que me presentearam com esse relançamento no dia do meu aniversário este ano (16/01)”.
Projetos futuros
Assayag revela que tem alguns lançamentos planejados para os dois próximos anos, mas sem data definida. “São trabalhos seguindo essa linha e atuando em outras vertentes também, considerando que sou um artista versátil. Têm lançamentos para todos os públicos. Sigam a nossas redes sociais e acompanhem as novidades”, conclui.
(Foto: Michael Dantas/Divulgação)
Fonte: Gabrielly Gentil / online@acritica.com