Nesse domingo (10), Manaus teve um apagão de internet em uma operadora, afetando milhares de clientes
Um apagão deixou parte da cidade de Manaus e do estado de Roraima sem internet nesse domingo (10). Segundo informações de usuários, o problema atingiu redes de celular nos dados móveis e em serviços de internet residencial.
A operadora Claro teve problemas no fornecimento e apresentou falhas no seu sistema, fator que sobrecarregou as demais operadoras, com impactos de conexão relatados por usuários do Amazonas e de Roraima.
"Desde as 17h desse domingo a Claro ficou sem sinal. Achei que era meu roteador, mas também tive problemas com a Rede Móvel", disse um usuário de uma rede social.
Uma hora depois do ocorrido os servidores foram retornando com a internet lentamente.
Direito do consumidor
Se o serviço de internet ocorre uma falha, os clientes possuem direito a desconto. No serviço de banda larga, a operadora não pode cobrar pelas horas em que a internet não estava operando e deve deduzir da assinatura o valor correspondente ao período.
A Resolução nº 614/2013 da Anatel prevê no art. 46: Em caso de interrupção ou degradação da qualidade do serviço, a Prestadora deve descontar da assinatura o valor proporcional ao número de horas ou fração superior a trinta minutos.
"Para obter o desconto, o consumidor deve reclamar junto à operadora e anotar o protocolo.Se não resolver, recorrer a Anatel ou ao Procon. Em último caso procurar um (a) advogado (a). E se caso a interrupção no serviço seja programada, o consumidor deve ser avisado pelo menos uma semana antes" disse Flávio Terceiro, advogado especialista em Direito do Consumidor.
Para denunciar ao Procon-AM, o consumidor pode acessar o site http://www.procon.am.gov.br/servicos/denuncias/ ou comparecer à sede do PROCON-AM, situado na Av: André Araújo, nº1500 – Aleixo, Manaus-AM.
"A falta de internet prejudica diretamente a população, que depende do serviço para trabalhar, estudar e até mesmo para o seu lazer. O Procon-AM está atento às demandas dos consumidores e segue trabalhando para garantir os seus direitos”, afirma o diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe.
Ao ACRÍTICA, a Operadora Claro disse por meio de nota que após o domingo, os serviços estão funcionando normalmente, mas a operadora não respondeu aos questionamentos sobre o que teria causado a interrupção.
Apagões de Internet em 2024 em Manaus
Um rompimento de cabos causou também a queda da internet e de serviços de telefonia em Manaus, no dia 17 de fevereiro de 2024, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O problema persistiu em vários pontos da cidade.
Segundo a Anatel, o problema foi ocasionado pelo duplo rompimento de cabos que ligam Manaus a Porto Velho.
(Foto: Arquivo)
Por: Arquipo Góes / online@acritcia.com