Modalidade pode ser praticada em qualquer lugar ou horário, sendo facilmente implementada e mantida à rotina diária das pessoas que optam por ela
Um dos esportes mais populares do Brasil, a corrida tem se mostrado uma grande aliada da saúde e, consequentemente, da longevidade. Isso se deve a diversos fatores, mas, principalmente, por se tratar de uma modalidade democrática: afinal, a corrida é gratuita e pode ser praticada em qualquer lugar ou horário, sendo facilmente implementada e mantida à rotina diária das pessoas que optam por ela.
Doutor em Educação Física, Mateus Rossato lembra que, durante a pandemia da Covid-19, as corridas em ambientes abertos se tornaram uma das melhores estratégias de enfrentamento daquele momento. "Acredito que parte desse crescimento se deve ao fato de que, apesar da corrida ser um esporte individual, cada vez mais as pessoas que gostam de correr procuram assessorias esportivas, onde se reúnem em grupos para treinar e competir", completou o pesquisador.
Além disso, não podemos deixar de lado os benefícios que a modalidade traz à saúde. "Fora os tradicionalmente apontados, como a melhora dos níveis cardiorrespiratório, metabólico e muscular, recentemente, a Ciência afirma que a prática da corrida exerce grandes impactos, também, no cérebro, auxiliando na prevenção e no tratamento da ansiedade e da depressão", revelou.
"Isso ocorre porque, durante o exercício, há a liberação de substâncias que atuam sobre o sistema nervoso central, aumentando a sensação de prazer e reduzindo a dor. Esse fenômeno é conhecido como o 'barato do corredor'", acrescentou Rossato.
Cuidados
Por mais simples e segura que a corrida possa ser, é importante ter alguns cuidados na hora de iniciar na modalidade, conforme adianta o pesquisador.
"Primeiramente, precisa ficar claro que nem todos conseguem correr já na primeira sessão de treino. Isso é muito comum entre pessoas saudáveis, porém sedentárias, e principalmente entre [pessoas] pertencentes a grupos especiais, como obesos, diabéticos hipertensos ou com problemas ortopédicos, entre outras patologias. Estes precisam, inicialmente, consultar um médico e, posteriormente, procurar profissionais de Educação Física aptos a prescreverem programas individualizados", alertou.
Dicas
Muitas pessoas optam pela corrida visando resultados imediatos, o que pode resultar em frustração. "Os benefícios da modalidade podem ser separados em agudos, que ocorrem durante ou logo depois do treino, ou crônicos, que dependem de uma regularidade, ficando evidentes somente depois de meses. Essa demora em 'ver resultados' pode afastar as pessoas da prática da corrida", reforçou Rossato.
Por conta disso, ele recomenda que seus novos praticantes foquem nos impactos agudos, que os demais virão naturalmente. "Após cada sessão de treino de corrida, a pessoa estará mais disposta, dará prioridade à uma alimentação mais saudável, irá beber mais água e terá um sono mais profundo, além de ter o seu ciclo de relações ampliado", defendeu.
Outra envolve o ajuste das sessões de treino, especialmente, para iniciantes. "Comece lentamente e progrida! Muitas pessoas desistem da corrida porque, após um treino muito intenso, ficaram doloridas ou com algum desconforto. Ninguém, em sã consciência, retorna a fazer algo que gera dor, desconforto e desprazer. Quando a pessoa não retorna para uma próxima sessão, os benefícios se perdem", concluiu o pesquisador.
Equipamentos
É de praxe utilizar tênis adequado, roupas leves e, de preferência claras, além de escolher as primeiras horas da manhã ou ao final da tarde para realizar a prática. Mantenha-se sempre hidratado.
(Foto: Divulgação)
Por: Gabriel Machado / online@acritica.com.br