Na estreia da temporada do Podcast Item 19, o presidente do Boi do Povão falou sobre diversos assuntos. A única confirmação feita por ele é que Isabelle Nogueira será a cunhã-poranga na arena, em Parintins
A temporada 2024 do “Item 19 – O Podcast das Galeras” estreou nesta terça-feira (2), trazendo os principais detalhes sobre o Festival Folclórico de Parintins. No primeiro episódio do programa, o convidado foi o presidente do Boi-Bumbá Garantido, Fred Góes, que falou sobre os preparativos do Boi Vermelho e Branco de Parintins e as novidades para a temporada bovina deste ano.
Sob o comando do editor executivo do Portal A Crítica, Dante Graça, e da editora do caderno Bem Viver, Laynna Feitoza, o podcast traz entrevistas com os itens oficiais dos Bois Caprichoso e Garantido sobre os bastidores e curiosidades de uma das mais encantadoras manifestações culturais do Norte do país - o Festival de Parintins. Os episódios estarão disponíveis no canal do YouTube e no Facebook do Portal A Crítica.
Durante a entrevista, Fred Goes falou sobre o andamento das obras da Cidade Garantido e ressaltou que o Boi Vermelho e Branco também não deixou de trabalhar o projeto de arena. Goés revelou ainda qual será o destino de alguns itens oficiais do boi Garantido, entre eles a cunhã-poranga e o levantador de toada deste ano.
No primeiro episódio do podcast, Fred anunciou que o lançamento do álbum 2024 do Garantido será no dia 20 de abril em Parintins e no dia 27 do mesmo mês em Manaus. O disco terá 16 toadas e, segundo Goés, terá um formato mais enxuto.
“Preferimos fazer um álbum mais enxuto. O espetáculo do boi hoje conta com toadas passadas, a gente tem toadas coringas, então, tIvemos um cuidado muito grande com as escolhas das toadas. Temos a volta de nomes muito tradicionais que estavam um pouco afastados do boi e que estão voltando com muita força”, detalhou.
A Cunhã-Poranga do Garantido, Isabelle Nogueira, que atualmente participa do Big Brother Brasil, da Rede Globo, também foi assunto durante a entrevista. Fred revelou que a dançarina continuará como cunhã-poranga nesta temporada e que “o espaço dela está garantido”.
Ele também afirmou que, se esse ano for a última participação de Isabelle defendendo o item, o boi tem a possibilidade de encontrar uma substituta entre os próprios dançarinos que já estão inseridos no universo do festival. Segundo Goés, um concurso para a escolha da nova cunhã-poranga pode ser descartado, prevalecendo uma decisão interna, já que existem dançarinas preparadas.
Ainda sobre a questão coreográfica, Fred Góes também adiantou que o coletivo Gandhicast permanecerá no boi Garantido e que o diretor-fundador e coreógrafo Gandhi Tabosa estará na parte coreográfica do espetáculo do Boi Vermelho e Branco na arena.
Algumas especulações também foram levantadas durante a entrevistas pelos internautas que acompanharam o podcast. Sebastião Júnior ou David Assayag? Quem será o levantador de toadas na arena? Góes não revelou a decisão do Garantido, mas ressaltou que os artistas estão à disposição da escolha do boi-bumbá.
“Vocês podem ter certeza de que aconteça o que acontecer nós não vamos tratar nenhum dos nossos artistas de forma desprezível. Não há uma tensão. Os dois se colocaram à disposição do Boi... e nós vamos chegar em um denominador comum”, disse.
Ajustes e melhorias para as apresentações deste ano também foram comentados pelo presidente do boi Garantido.
“Os espetáculos do Festival de Parintins são espetáculos muito diferentes de outros espetáculos do mundo inteiro. Então, ele requer um cuidado e nós não paramos, diuturnamente discutindo para chegarmos no melhor aperfeiçoamento profissional do nosso espetáculo”, destacou Góes.
As discussões sobre mudanças no regulamento do Festival também foram citadas por Fred Góes. Segundo ele, houve alguns ajustes durante as discussões e a parte mais sensível são os critérios de julgamento que ainda não foram fechados, segundo o presidente do Garantido.
Próximos episódios
O “Item 19” é patrocinado pela Claro e a Eneva, e nos próximos três meses terá pelo menos um episódio semanal, a depender da agenda dos itens oficiais dos bois Garantido e Caprichoso. O presidente do boi Caprichoso, Rossy Amoedo, está cotado para ser o próximo entrevistado do podcast, que será exibido ainda esta semana.
(Foto: Jorge Alberto)
Fonte: Amariles Gama / online@acritica.com