Milhares de amazonenses lotam o Largo de São Sebastião para torcer por Isabelle Nogueira
Arte & Cultura
Publicado em 17/04/2024

Cerca de 10 mil pessoas acompanham a final do reality show e torcem pela cunhã-poranga do Boi Garantido. Ela disputa o prêmio ao lado do baiano David Reis, 21 anos, e o gaúcho Mattteus Amaral, 27 anos

 

O Largo de São Sebastião, bairro Centro, zona Centro-Sul de Manaus, ecoa o nome da manauara, Isabelle Nogueira, 31 anos, finalista do Big Brother Brasil 24 (BBB 24). A organização da #FestaDaCunhã espera receber dez mil pessoas até o início do programa desta noite. Ela disputa o prêmio ao lado do baiano David Reis, 21 anos, e o gaúcho Mattteus Amaral, 27 anos.

 

O público segue em votação para consagrar Nogueira como campeã dessa edição. O Governo do Amazonas disponibilizou sinal de Wi-Fi e artistas dos bois Garantido e Caprichoso se revezam no palco para animar a galera ao som de muita toada. Pelo boi da Baixa do São José estão Sebastião Jr e David Assayg. Já pelo lado azul, Patrick Araújo e Prince do Caprichoso comandam a festa.

 

O Largo está ornamentado com obras da coleção “Romaria das Águas” do artista Juarez Lima, 58 anos. Ele está na frente do palco e segura uma imagem de Nossa Senhora do Carmo.

 

“Desde o segundo paredão estou promovendo esse encontro da fé e da arte em prol da Isabelle. Creio que ela é a representante viva da nossa cultura e da fé. Maria escolheu ela para um propósito: ser embaixadora da cultura e da fé”, disse Lima.

 

Artista Juarez Lima, 58 anos (Foto: Paulo Bindá)

 

A cacique Jeiziane Kokama, 31 anos, acompanha da família disse que se sentiu representada pela Isabelle no programa.

 

“Ela foi realmente representar o indígena. É uma honra para nós. Por isso a gente quer que ela ganhe. Ela vai ganhar. Já votei muito hoje. Eu achei ótima a participação dela no programa. Foi o jogo dela. Ela soube jogar. Eu desejo muito sucesso e que ela continue sendo essa guerreira”, disse.

 

Cacique Jeiziane Kokama, 31 anos (Foto: Paulo Bindá)

 

Com toda a família, a pizzaiola Antônia Trindade, 54 anos, torcedora do boi Caprichoso avaliou como ótima a participação da cunhã-poranga do boi Garantido. “Foi ótima. Eu já votei bastante. Eu quero que ela seja campeã. Estou torcendo para isso”, ao fundo está o mural “Guardiã da Amazônia” assinada pelo artista Juarez Lima. No painel muitos torcedores posam e fazem registro para lembrar desse momento.

 

Pizzaiola Antônia Trindade, 54 anos (Foto: Paulo Bindá)

 

Celebrar a cultura

Na avaliação de Apollo Muniz, secretário de Cultura e Economia Criativa, a #FestaDaCunhã é o momento de também celebrar a cultura do Amazonas tão bem representada pela Isabelle.

 

“A forma como ela divulgou o nosso estado. E nada mais justo do que nesse momento junto com a população para torcer já que ela está entre os três melhores. E quem sabe levar o prêmio”, declarou o gestor.

 

 A expectativa do secretário é de dez mil pessoas no Largo de São Sebastião.

 

“Devemos chegar em torno de dez mil compreendendo a capacidade do Largo. Já temos a praça toda tomada (….) tudo isso para que a gente possa prestigiar e ver cada vez a mais a nossa cultura valorizada”, disse o secretário.

 

Apollo Muniz, secretário de Cultura e Economia Criativa (Foto: Paulo Bindá)

 

Votação

A votação continua aberta pelo site GShow e o público deve escolher quem leva o prêmio em dinheiro e também o titulo de campeão do BBB 24 para casa. Isabelle exaltou a força da mulher do norte na defesa pelo prêmio e ainda pediu apoio dos manuaras e dos parintinenses.

 

"Estou aqui pela minha mãe e pela minha família. Também carrego aqui comigo o orgulho da mulher nortistas, amazonense, manauara, parintinense, da minha cultura e dos meus bois Garantido e Caprichoso que é a minha alegria, mas muitas vezes foi a minha fonte de renda para ajudar em casa", argumentou a cunhã.

 

(Foto: Paulo Bindá)

Por: Robson Adriano / online@acritica.com

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!