A tradicional festa do Boi da Baixa do São José acontece nessa terça-feira (30)
O curral Lindolfo Monteverde, no bairro de São José, em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) esquentou com o ensaio técnico dessa segunda-feira (29), para a tradicional Alvorada do Garantido, que acontece nesta terça-feira (30). A expectativa é de seis mil torcedores vermelhos dentro do lugar, mas o número pode chegar a oito mil após o boi ganhar as ruas de Parintins.
Fred Góes, presidente do Boi Garantido, declarou que a expectativa para o evento é de uma noite com alegria, tranquilidade e paz. “O nosso Boi passou por um processo desgastante nos últimos dois anos. Vamos resgatar a autoestima do povo vermelho. São as atitudes que fazem o sucesso e levam as pessoas para grandes realizações. Isso tudo não está sendo feito apenas por mim, mas está sendo feito por toda uma equipe e com recursos do boi”, pontuou o gestor.
Presidente do Boi Garantido, Fred Góes (Foto: Junio Matos)
Lívia Cristina, porta estandarte, disse que está animada em participar da segunda alvorada. “A gente se prepara o ano todo. O meu coração está muito feliz e muito grato pelo carinho de todos. Essa nação traz muita felicidade para a gente. Dançamos tranquilos, a gente brinca de Boi porque a emoção já vem deles: dessa nação encarnada”, falou Lívia.
Para o pajé Adriano Paketá, a Alvorada é uma festa que antecede o Festival de Parintins e o público pode esperar fortes emoções. “Nós preparamos um show ao nível do que é a Alvorada. Toda a parte logística está preparada. A Alvorada por si só já é um grande evento. Nós preparamos essa grande festa, certamente o público que vem de Manaus e de outros lugares vai viver grandes momentos. Nessa retomada e novo ambiente que está se tornando a Cidade Garantido”, disse.
Pajé Adriano Paketá (Foto: Junio Matos)
Publico
O público que já está na ilha se fez presente no Curral Lindolfo Monteverde para o ensaio. Sebastião Jr e David Assayag revezaram nos vocais as toadas deste ano do álbum “Segredos do Coração”. O apresentador Israel Paulain convocou a galera a cantar “Boi é Raiz”, que respondeu em plenos pulmões.
A galera está empolgada para a Alvorada (Foto: Junio Matos)
Após o show dentro da Cidade Garantido, os torcedores, o Boi, itens e batucada ganham as ruas da cidade. A festa acaba no amanhecer do dia 1° em frente à Catedral de Nossa Senhora do Carmo, em um percurso de três quilômetros.
A administradora Kellen Alves, 46 anos, acompanhada da filha, Sofia Alves, 10 anos, acredita que esse ano será a melhor Alvorada de todos os tempos. “Para mim, vai ser uma das melhores de todos os tempos. O nosso festival está sendo divulgado. Estou ansiosa. Como parintinense, estou super feliz que a cidade está cheia, está trazendo renda pra o povo. Estou me preparando para amanhã e amanhecer na Catedral”, disse a torcedora.
Acompanhada do companheiro, Kelvien e do filho Arthur Lorenzo, a cozinheira, Daniele Araújo, 27 anos, elencou a toada “Vermelhou” como a sua preferida do Boi Garantido. “A expectativa está a mil. A cidade está movimentada. Vieram turistas trazendo benefícios para a cidade. Eu tenho certeza que vai ser uma das melhores Alvoradas. A gente tem que estar confiante na vitória. O contrário que se prepare, porque esse ano vamos para a arena com tudo”, destacou a jovem.
A professora Lucivana Mourão, 47 anos, veio para a primeira Alvorada do Garantido e disse que o Boi a escolheu desde muito pequena. “É a minha primeira. Estou extremamente ansiosa, esperando por esse momento. Eu sou Garantido desde que me entendo pelos Bois. Eu fui escolhida pelo Garantido”, disse a mulher. “Perreché da Puraca é a minha preferida”, respondeu ao ser questionada sobre qual toada do álbum deste ano mais gosta.
(Foto: Junio Matos)
Por: Robson Adriano