Parintins Moquém Festival contará com chefs assadores de diversas regiões do Brasil
Manaus & Municípios
Publicado em 20/05/2024

O festival acontecerá nos dias 28 e 29 de junho no Terreno Planeta Boi, no município de Parintins

 

Parintins se prepara para receber um evento inédito que promete uma verdadeira imersão na cultura e nos sabores da Amazônia. O Parintins Moquém Festival, assinado pela Amazon Best, surge como uma oportunidade única para os amantes da gastronomia e da cultura durante o Festival de Parintins.

 

"O Parintins Moquém Festival nasceu do desejo da Amazon Best de deixar um legado para a cidade e para o Festival de Parintins. Há tempos sentíamos a necessidade de produzir algo novo, algo que complementasse a experiência dos moradores e turistas na semana do evento. Fomos buscar um evento que fosse mágico, representativo, autêntico, uma explosão de sabores que marcasse o paladar e a memória das pessoas, uma experiência inacreditável, às margens do rio Amazonas", revela Valdo Garcia, diretor-presidente da Amazon Best.

 

O festival, que acontecerá nos dias 28 e 29 de junho no Terreno Planeta Boi, contará com a participação de renomados chefs (confira as fotos abaixo) de diversas regiões do Brasil, todos especializados em assados e alinhados com a proposta do evento. Sob a curadoria do chef assador Edivaldo Caribé, os chefs apresentarão uma verdadeira sinfonia de sabores amazônicos, utilizando a técnica ancestral do "moquém".

 

Defumação ancestral

"O moquém, técnica dos indígenas tupi que nasceu na Amazônia, consiste em assar o peixe em uma grelha de madeira verde. O calor do fogo solta as resinas que dão as notas de sabores à carne, uma defumação ancestral. Aqui usaremos galhos secos de muruci, goiaba, taperebá e laranja regional", explicou Garcia.

 

De acordo com ele, tal sinfonia de sabores inclui desde uma paella amazônica com tambaqui, pirarucu, tucunaré, pescada e camarão de água doce, até hambúrgueres no moquém, cupim casquerado no moquém, carne de sol com queijo manteiga e coalho de Parintins, além de carnes nobres, como cordeiro e leitão à pururuca e à paraguaia.

 

Conforto e exuberância

Às margens do rio Amazonas, o Terreno Planeta Boi é um dos lugares mais exclusivos de Parintins e está sendo amplamente reformado para receber a cenografia assinada pelas arquitetas Teka Mendes, Renata Scherer e Larissa Guerra.

 

Numa cenografia que promete tirar o fôlego, o público poderá curtir também uma verdadeira “caldeirada musical” amazônica com os ritmos de boi-bumbá, carimbó, beiradão, rock e blues.

 

Estações de bem-estar e beleza também serão oferecidas para que os clientes possam relaxar e recuperar as energias para acompanhar as apresentações de Caprichoso e Garantido.

 

Evento em expansão

O evento, que terá um limite de público de 1.200 pessoas por dia, oferecerá ingressos individuais e em par, além de passaportes para os dois dias de festival. Com a compra do ingresso, os participantes terão direito a consumir nas quatro estações de assados do evento, onde serão servidos desde costelas no fogo de chão até legumes assados para os veganos. O open bar inclui cerveja Brahma, Beats, água mineral e refrigerantes. Haverá drinks, bebidas quentes, champagne, espumante, pagos mediante consumo.

 

"Enfim, será um banquete amazônico para o Brasil e o mundo", conclui Valdo Garcia, adiantando que o evento está nascendo em Parintins para depois circular na Amazônia e no Brasil.

 

Os chefs apresentarão pratos diversos utilizando a técnica ancestral do "moquém" (Divulgação)

Por: Tiago Melo / online@acritica.com

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!