Empenho ambiental no PAC e a BR-319
Manaus & Municípios
Publicado em 07/06/2024

Marina Silva agradeceu ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, pelo empenho na concepção de critérios de sustentabilidade no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

 

Em solenidade realizada ontem em Brasília, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, agradeceu ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, pelo empenho na concepção de critérios de sustentabilidade no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Uma das obras do pacote é a da BR-319 (que liga Manaus a Porto Velho), que foi citada nominalmente por Marina. Ela discursou ao lado do presidente Lula. Na ocasião, foram assinados diversos decretos referentes a ações ambientais, incluindo a criação de reserva em Itacoatiara para o sauim de coleira.

 

Viabilidade - Foi graças a essa diretriz sustentável, segundo Marina, que as obras passaram a ter reforço nos estudos para planos “com base em evidência” e com o compromisso de desmatamento zero e redução dos gases do efeito estufa:  “Uma vez sendo possível viabilizar (as obras de impacto ambiental), será viabilizado. Não sendo possível, é aquilo que historicamente sempre fizeram”.

 

Jogo de empurra - No último fim de semana, reportagem de A CRÍTICA mostrou que em três meses o relatório sobre a 319 não gerou desdobramentos. Ainda no mês de março, o SIM&NÃO solicitou acesso ao relatório final do Grupo de Trabalho da BR-319, por meio de Lei de Acesso à Informação. O pedido virou um jogo de empurra entre Ministério dos Transportes e Dnit e até agora não foi atendido.

 

Confirmado... - Lula estará no 57º Festival Folclórico de Parintins, este ano. A confirmação é do ministro do Turismo, Celso Sabino, durante o anúncio de R$ 12 milhões em patrocínio do governo federal para os bois Caprichoso e Garantido, na manhã de ontem, em Brasília: “Está na agenda oficial e ele vai estar presente participando do festival esse ano”.

 

... em Parintins - De acordo com o ministro, o próprio presidente determinou a articulação de ações de promoção turística de toda a Amazônia. Já na próxima semana, será lançado um programa para que os jovens do Sul e Sudeste do Brasil possam conhecer a região.

 

Modus operandi - Criticado por não mencionar o Governo Federal nas parcerias feitas com o Governo do Estado, quem representou o governo do Amazonas no anúncio dos recursos para o Festival de Parintins foi o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, que manteve o modus operandi e nas redes sociais publicou agradecimento somente ao ministro do Turismo.

 

Mulheres republicanas - A senadora e ex-ministra do governo Bolsonaro Damares Alves desembarca em Manaus no sábado (8) para lançar a campanha "Mulher Tome Partido", no auditório Canaa, da Igreja Assembleia de Deus, às 16h. O ato é do movimento de mulheres do Republicanos.

 

Desafio - Mesmo com apelo ao público feminino, segundo vídeo da  senadora enviado pela executiva municipal, o evento é aberto a todas as famílias e partidos e conta com a colaboração dos homens: “Vamos desafiar as mulheres do Amazonas a lutar pela vida, pela família, pelo estado do Amazonas e pelo Brasil".

 

Diálogos em Brasília - Com o apoio do Cieam, a Fundação Getúlio Vargas promove hoje, em Brasília, a segunda edição presencial do projeto “Diálogos Amazônicos”. Participam do evento parlamentares, executivos de grandes empresas e especialistas que vão apresentar resultados da Reforma Tributária e dos seus impactos na atração de investimentos para a região Amazônica. A conferência tem transmissão ao vivo pelo Youtube da FGV.

 

(Foto: Arquivo A CRÍTICA)

Fonte: acritica.com

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!