Caprichoso e Garantido aprimoram espectáculos em ensaios pré-festival de Parintins
Arte & Cultura
Publicado em 19/06/2024

Os ensaios técnicos de arena acontecem dentro dos respectivos currais, e seguem até quinta-feira (20), sempre a partir das 21h, em Parintins

 

Parintins - Os bois Caprichoso e Garantido iniciaram nesta terça-feira (18) os ensaios técnicos de arena dentro dos respectivos currais como preparação para o 57º Festival Folclórico de Parintins, realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho. A dez dias da realização da disputa entre os bumbás, os ensaios técnicos seguem na quarta-feira (19) e quinta-feira (20), a partir das 21h em Parintins (distante 369 quilômetros em linha reta de Manaus).

 

Garantido

Na Cidade Garantido, situada no bairro de São José, reduto do boi de coração na testa, o clima é de grande expectativa pelas apresentações. Fred Góes, presidente do boi Garantido, declarou que o Garantido está planejado há quatro meses. O ensaio já foi revisado e possíveis mudanças serão poucas, mas questões inerentes à evolução serão avaliadas.

 

“O projeto já está pronto há quatro meses. Não temos dúvidas do que vamos fazer na arena. Isso é muito importante. Claro, temos que observar o que está acontecendo. O espetáculo da magnitude do Garantido é possível fazer ajustes necessários para não ter que fazer na arena. Esses ensaios técnicos servem para isso: corrigir detalhes da apresentação”, declarou Fred Góes.

 

O presidente do Garantido, Fred Góes, declarou que o bumbá vermelho está preparado para a arena (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)

 

Neste ano, o boi Garantido defende o tema “Segredos do Coração”. Desde o dia 10 de junho, os primeiros módulos alegóricos deixaram os galpões da Cidade Garantido, tomaram as ruas da cidade e já estão concentrados do lado vermelho atrás do Bumbódromo. No último sábado (15), mais 12 módulos foram revelados do projeto de arena do bumbá.

 

A Cunhã Poranga do boi Garantido, Isabelle Nogueira, também se apresentou durante o ensaio (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)

 

Caprichoso

No Zeca Xibelão, no bairro Palmares, o clima é de tricampeonato. Desde o lançamento do álbum em maio deste ano, os itens individuais oficiais, Marujada de Guerra e torcedores estão na expectativa do espetáculo. O presidente do conselho de arte, Ericky Nakanome, declarou que neste ensaio foram passadas as toadas que serão trabalhadas na arena, medição de acordo com a sonoridade e marcação de algumas coreografias.

 

“O entendimento de como nós (conselho) vamos ver dentro do repertório tudo aquilo que analisamos no decorrer do projeto. O funcionamento daquilo que imaginamos. No sentido de abstrair a montagem de cada quadro e cena que foi pensada. Todos os itens vão se apresentar nos ensaios. Nem todas as figuras chegaram, mas 85% do boi já está em Parintins, todo ancorado e pronto”, disse Nakanome.

 

Do lado azulado, Ericky Nakanome, presidente do conselho de arte, detalhou os aspectos técnicos abordados durante o ensaio (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)

 

“Cultura – O Triunfo do Povo” é o tema que o boi Caprichoso vai defender nas três noites do festival. No início de junho, o conselho de arte divulgou uma nova versão da toada “Ritual da Vida” de 1998, na voz do levantador de toadas Patrick Araújo, como uma das grandes apostas deste ano. Na segunda-feira (17), 50 módulos alegóricos deixaram o galpão de artes e foram transladados até a área de concentração no Bumbódromo.

 

Ensaio de cada boi foi realizado no seu respectivo curral. No caso do Caprichoso, o palco foi o Zeca Xibelão, no bairro Palmares (Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)

 

Agenda

Segundo o calendário divulgado por cada associação folclórica, o boi Garantido faz um ensaio técnico fechado dentro do Bumbódromo no sábado (22) e outro aberto ao público no domingo (23) a partir das 20h. Já o boi Caprichoso realiza um ensaio técnico fechado ao público na próxima segunda-feira (24) e outro aberto ao público na terça-feira (25), com previsão de início às 20h.

 

Bumbás Caprichoso e Garantido ajustam os detalhes na primeira noite de ensaio técnico de arena para o maior dos festivais folclóricos a céu aberto (Fotos: Daniel Brandão/A CRÍTICA)

Por; Robson Adriano / online@acritica.com

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!