Guindaste utilizado pelo boi Caprichoso desde 2022, na gestão do então presidente Jender Lobato, deve atingir 110 metros de altura na ponta da lança, e alegorias são içadas no máximo a uma altura de 40 metros
Parintins - O guindaste modelo Terex Demag AC 500 Toneladas chegou na tarde desta quarta-feira (19), por volta de meio-dia, em Parintins para auxiliar a montagem das peças alegóricas nos módulos do boi Caprichoso que já estão concentrados atrás do Bumbódromo de Parintins (distante 369 quilômetros em linha reta de Manaus). Nas três noites de apresentações a gigantesca grua também serve de elemento para a dinâmica das alegorias na arena.
“Veio também um RT 80 (toneladas) que vai dá um suporte em montagem nas alegorias. Justamente veio todo um comboio: uma carreta que trouxe todos os contrapesos as outras três (carretas) trouxeram estrutura do gib que compõe a extensão da lança, uma empilhadeira de apoio e um caminhão munck que vão fazer parte da estrutura operacional”, explicou Zandonaide Bastos, membro do conselho de arte e diretor de concentração e logística.
Bastos detalhou que junto dessa primeira leva de equipamentos cerca de 19 profissionais desembarcaram.
“Depois vão chegar mais seis profissionais que irão compor a equipe com a diretoria. O operacional todo já está na praça e a partir de hoje (19) começa a montagem e acredito que até sexta-feira já esteja pronta. É uma estrutura grande configurada e pensada para as apresentações do Caprichoso. O engenheiro de gib fez a projeção para poder ter a configuração para apresentação na arena”, frisou Zandonaide.
O regulamento do Festival Folclórico de Parintins autoriza o uso de guindastes durante as apresentações dos bumbás. O guindaste utilizado pelo boi Caprichoso desde 2022, na gestão do então presidente Jender Lobato, deve atingir 110 metros de altura na ponta da lança, e as alegorias são içadas no máximo a uma altura de 40 metros.
“Tudo isso para trabalhar o operacional com segurança e dentro daquilo que foi pensado para a apresentação do boi”, acrescentou o diretor de concentração e logística.
Guindaste é utilizado pelo boi Caprichoso desde 2022 (Foto: Daniel Brandão)
Por: Robson Adriano / online@acritica.com