Fred Góes negou que já esteja definida a ordem de apresentação dos levantadores de toadas Sebastião Junior e David Assayag.
Parintins - O boi Garantido começou a revelar os “Segredos do Coração” na noite desta terça-feira (18), no Curral Lindolfo Monteverde, situado na Cidade Garantido, no bairro de São José, em Parintins (distante 369 quilômetros em linha reta de Manaus). O presidente da associação, Fred Góes, negou que já esteja definida a ordem de apresentação dos levantadores de toadas Sebastião Junior e David Assayag.
“Não há ainda essa definição. Eles estão ensaiando e cantando. Nós temos um ‘pulo do gato’, um segredo do coração”, respondeu Góes. “Nada confirmado. Quando a gente definir, vamos informar. Não tem motivo para esconder. Os dois estão muito tranquilos. O público tem acompanhado eles nas apresentações. Os dois são grandes representantes das vozes do boi Garantido”, complementou o gestor.
Fred reforçou que acredita no projeto de arena, assim como na idoneidade da comissão julgadora. “Não tem negócio de bastidores. Eu acredito muito na idoneidade de quem vem julgar. Eu não acredito que um professor doutor de uma universidade venha se vender por qualquer coisa. Nem partidariamente ou filosoficamente. Tem que julgar o espetáculo. E eu acredito no nosso espetáculo pronto para ser campeão”, ponderou o gestor.
O ensaio foi conduzido pela voz do levantador de toadas Sebastião Junior e também pelo apresentador Israel Paulain. A lenda indígena “A Íris da Criação”, do álbum Magia e Fascínio na Amazônia do ano de 2017, foi executada para logo após a cunhã-poranga Isabelle Nogueira evoluir com a toada “Isa-A-Bella”, de Paulinho do Sagrado. Lívia Christina, porta-estandarte, bailou ao som de “Estandarte da Baixa”.
“Geração Garantido”, do álbum Miscigenação do ano de 2011 foi executada por Sebastião Junior como provável concorrente ao item Toada Letra e Música. A sinhazinha do boi, Valentina Coimbra, vestida em tons de rosa, bailou com passos firmes e um novo arranjo instrumental da toada “Sinhazinha do Meu Boi”. Tribos indígenas ensaiaram coreografia na toada deste ano “Amazônia Brasileira” para a entrada de dois tuxauas e uma cacica.
Sinhazinha da Fazenda, Valentina Coimbra (Foto: Daniel Brandão)
Apoteose
No final do ensaio técnico, Israel Paulain convocou a galera a cantar as toadas desse ano: “Perreché da Puraca”, “Boi é Raiz” e “Vermelhou Geral”, que serão as grandes apostas para o momento da galera na arena. Além das toadas já conhecidas como “Nasci para ser vermelho (2018)”, “Treme Terra (2023)” e “Os Camisas Encarnadas (2015)”. Ao final, a galera tomou conta do curral Lindolfo Monteverde para brincar de boi.
Cunhã-poranga, Isabelle Nogueira (Foto: Daniel Brandão)
Por: Robson Adriano