Ajustes finais são realizados no ensaio técnico de arena do Boi Caprichoso no Bumbódromo
Arte & Cultura
Publicado em 25/06/2024

O ensaio, fechado para o público em geral, serve para unir "as peças do quebra-cabeça" das noites, de acordo com Rossy Amoedo, presidente do bumbá azul e branco

 

Parintins (AM) - O Boi Caprichoso realizou nesta segunda-feira (24) ensaio técnico de arena dentro do Bumbódromo sem a presença do público. A noite foi de alinhamento da musicalidade com trilhas e toadas, corpo cênico e o item “povos indígenas” coreografado. Os itens individuais marcaram os passos na arena sem evolução, e a torcida oficial do boi também testou coreografias de galera.

 

A primeira e segunda noite do bumbá foram passadas na arena. “Todos os ensaios são feitos externos. É o momento em que unimos as peças do quebra-cabeça para que possamos fazer o ajuste fino, onde as demarcações começam a ser posicionadas no conjunto de um todo em cada cena, em cada quadro e toada”, disse Rossy Amoedo, presidente do boi Caprichoso.

 

Marciele Albuquerque, Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso (Paulo Bindá)

 

Para o gestor azul, o ensaio técnico desta segunda-feira (24) busca afinar a excelência do boi Caprichoso. “O Caprichoso tem um padrão de excelência e aqui afinamos esse padrão de excelência para chegar ainda melhor nos dias 28, 29 e 30. No ensaio aberto, os torcedores podem esperar um grande espetáculo. A galera devolve para a gente essa energia positiva”, falou Amoedo.

 

Os grupos folclóricos que compõe o espetáculo “Cultura – O Triunfo do Povo” tiveram a oportunidade de demarcar os espaços dentro da arena. Toadas como “Tambores da Terra”, “Mothokari” e “Málùú Dúdú” recebem coreografias específicas dentro do contexto do tema. O levantador de toadas, Patrick Araújo, segue firme nos vocais e conduz tranquilamente a sonoridade do boi Caprichoso.

 

Percepção

 

Adriano Aguiar, diretor musical do Boi Caprichoso (Paulo Bindá)

 

Adriano Aguiar, compositor e diretor musical do boi Caprichoso, declarou que é o momento de pequenos ajustes. “Vamos ajustar partes, digamos, complicadas das três noites. Fizemos um misto dessas cenas: tanto musical quanto coreográfica. Para tirar todas as dúvidas, para no ensaio aberto entregar para a nação azul e branca um verdadeiro show e prévia das três noites”, disse.

 

Aguiar ressaltou que o Caprichoso entra na arena para mostrar a verdadeira cultura popular. “O Caprichoso vem para mostrar uma verdadeira festa da cultura popular. Vamos chamar todos os ritmos, todas as caras, todas as cores e crenças para se encontrarem em Parintins e celebrar aquilo que faz o povo humilde triunfar que é a cultura e a arte”, pontuou o diretor.

 

Cleise Simas, Rainha do Folclore do Boi Caprichoso (Paulo Bindá)

 

Erick Beltrão, pajé e coreografo, dentro da arena orientava os dançarinos em relação ao espaço na arena. O ensaio iniciou pontualmente às 21h e sem interrupções. Poucas observações foram feitas aos presentes, o que indica que o boi Caprichoso está pronto e confiante para entrar na arena do Bumbódromo de Parintins (distante 369 quilômetros em linha reta de Manaus).

 

Grupos folclóricos também participaram do ensaio (Paulo Bindá)

 

Demarcações de espaços são efetuados durante os ensaios técnicos de arena (Paulo Bindá)

Por: Robson Adriano / online@acritica.com

 

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