Em clima de festa, os mais de 400 torcedores encarnados desembarcaram na Ilha da Magia entoando a pleno pulmões a toada ‘Perreché da Puraca’
As cores vermelho e branco deram um novo tom ao ‘Gênesis VIII’, o barco do Movimento Amigos do Garantido (MAG), que atracou no píer da Cidade Garantido, situada na estrada Osvaldo Novo, no bairro de São José, por volta das 16h desta terça-feira (25), com 400 torcedores encarnados a bordo.
Os tripulantes avermelhados, que entoavam a uma só voz a toada “Perreché da Puraca”, foram recebidos em clima de festa, com os fogos de artifícios marcando esse momento. A caravana trouxe, entre outros tripulantes, os sócios do MAG, o grupo de dança Garantido Show, a torcida oficial Comando Garantido, e, claro, o boi de coração foi a grande atração a bordo.
Os torcedores encarnados foram recebidos em clima de festa, com os fogos de artifícios marcando esse momento (Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)
Clissia Monteverde, neta de Lindolfo Monteverde (fundador do boi Garantido), foi a primeira pessoa a descer do barco.
“É muito emocionante e prazeroso participar de uma cultura tão grande como essa, tão festiva, tão emocionante. É o patrimônio que meu avô Lindolfo deixou para toda a população parintinense. E vamos buscar o título de um boi campeão, que é o nosso amado boi Garantido”, diz ela, confiante.
Clissia Monteverde, neta de Lindolfo, fundador do boi Garantido, destacou o patrimônio de família que se transformou em amor de toda uma nação vermelhada (Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)
De volta à Ilha
Após uma década, a empresária manauara Ane Caroline Batista retorna à Parintins. Ela é manauara, mas mora em Minas Gerais há 9 anos.
“Eu não tô nem acreditando que estou aqui, porque eu não esperava, foi de última hora. Comprei a passagem e vim. Tô muito emocionada”, celebra ela, que ‘nasceu’ no boi Garantido. Seu pai, Persival da Silva Batista foi, inclusive, vice-presidente do MAG em Manaus.
Ane Caroline Batista mora em Minas Gerais e retorna a Parintins após uma década (Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)
História do MAG
Em 1996, o MAG assume os eventos do boi Garantido em Manaus, sendo a grande vitrine do espetáculo de Parintins.
“Com isso, o crescimento da galera do Garantido triplica em Manaus, e isso nos credencia a dizer que o Garantido tem a maior torcida, tanto em Manaus quanto em Parintins. A prova de tudo isso é que nas três saídas às ruas em Parintins compareceu uma multidão. A carreata do Garantido, com mais de 500 carros; o último evento do Curral do Garantido em Manaus, um público estimado de 15 mil pessoas. Então isso nos credencia mais uma vez a dizer: o Garantido é o boi do povão e o eterno campeão de Parintins”, declara o diretor de eventos do Movimento Amigos do Garantido (MAG), Rivaldo Pereira.
Rivaldo Pereira é o diretor de eventos do Movimento Amigos do Garantido - MAG (Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)
Rivaldo segue confiante no 33º título de campeão do boi de coração na testa. “Nós temos uma diretoria digna de respeito, que está honrando, trabalhando com o dinheiro que foi aplicado para esse festival, o dinheiro público. O dinheiro de patrocinadores está sendo usado na cidade Garantido. Ou seja, a diretoria atual preparou a sua casa para receber os seus filhos, é um orgulho sentar na praça da Cidade Garantido com a sua família e poder curtir tudo isso que estamos vivenciando nesse momento”, conclui.
Os 400 torcedores fanáticos do Garantido aportaram em Parintins na tarde desta terça-feira (25), no bairro do São José, reduto vermelho
Por Gabrielly Gentil / online@acritica.com