Bumbá da Baixa do São José busca o 33º título trazendo como tema 'Segredos do Coração'
Parintins (AM) - O Boi-Bumbá Garantido busca retomar o caminho da vitória nesta sexta-feira (28), quando inicia a 57ª edição do Festival Folclórico de Parintins. Para conseguir tal feito e impedir um tricampeonato do Boi-Bumbá Caprichoso, o Boi da Baixa do São José levará a arena do bumbódromo o tema "Segredos do Coração", que foi subdividido em três subtemas, que serão apresentados nas três noites de Festival.
Neste ano, a comissão de artes do bumbá resolveu trazer novamente David Assayag para o posto de levantador de toadas, dividindo os microfones com Sebastião Júnior, que segue também no item 2. Sob o comando de Fred Góes, presidente do bumbá, a comissão também buscou dar ao Garantido uma estética e sonoridade dos anos de 1990, buscando assim suas raízes em prol de futuro.
"O Garantido atravessou o tempo, quebrou preconceitos e construiu sua história na saga de luta e resistência de negros e indígenas, fazendo de sua bandeira um grito de alerta, um canto de amor e respeito pelo povo da floresta. (...) [O tema] Segredos do Coração é uma revisitação às origens da Amazônia", diz um trecho do livro que detalha o projeto de arena do bumbá no Festival deste ano.
'A Menina dos Olhos do Mundo'
Este será o tema do Garantido na noite de abertura de Festival de Parintins, buscando assim revelar "Os Segredos da Origem da Vida". Ao todo, serão apresentados quatro alegorias e um módulo temático. No roteiro da apresentação estão os seguintes momentos:
Módulo temático
O boi da estrela na testa deve começar sua apresentação trazendo à arena um módulo temático 'Segredos do Coração', que buscará mostrar a 'origem, ancestralidade e esperança de uma Amazônia definitivamente respeitada'. O módulo temático é assinado pelo artista Jaimerson Alves Cardoso, o "Mingo", tendo 22 metros de altura.
'Noçokem'
Esta será a Lenda Amazônica apresentada na primeira noite, que conta a trágica lenda Sataré-Mawé da Origem do mundo por meio do filho de Onhiamuaçabê, resultando na criação da floresta encantada Noçoken e o povo Sataré-Mawé. A lenda conta com uma alegoria de 18 metros e 12 módulos, sendo assinada pelos artistas Leandro Oliveira e Juciê Santos.
'Beija-Flor – Origem Ancestral'
Em seu momento folclórico, o Boi Garantido irá apresentar os primórdios do bumba meu boi e sua transformação em boi bumbá por meio de Lindolfo Monteverde. Com apenas um módulo, a alegoria deste momento terá 13 metros, sendo criação do artista Francinaldo Guerreiro.
'Ribeirinhas'
A Figura Típica Regional apresentada na primeira noite mostrará a história de Alexandrina Monteverde, mãe do criador do Boi Garantido, bem como a “Baixa da Xanda” e seus moradores, ribeirinhos e ribeirinhas. A alegoria deste item é assinada por Enderson Miranda, tendo 18 metros e nove módulos.
“Transcendência Kanamari:
Este Ritual Indígena deve encerrar a apresentação do bumbá na primeira noite, trazendo para a arena a história do povo Kanamari e a luta do mítico pajé pelos mundos para afastar o mal de seu povo. Ozeas Bentes e Neto Barbosa assinam a alegoria, que leva o mesmo nome, e terá 20 metros, além de nove módulo.
Ritual 'Transcendência Kanamari' deve encerrar a apresentação do Garantido na primeira noite. (Paulo Bindá/A Crítica)
Por: Michael Douglas / online@acritica.com