Garantido encerra apresentação no Festival de Parintins exaltando a fé do povo parintinense
Arte & Cultura
Publicado em 01/07/2024

Bumbá vermelho e branco também homenageou figuras importantes de sua história, como Márcia Siqueira e Braulino Lima

 

Parintins (AM) - Em seu último ato na Arena do Bubódromo neste ano, o Boi-Bumbá Garantido exaltou a fé do Parintinense e homenageou figuras importantes da história do Boi da Baixa do São José. Trazendo o tema "Futuro Ancestral", parte do espetáculo "Segredos do Coração", o Bumbá abriu terceiro dia de apresentação do Festival Folclórico de Parintins 2024.

 

A primeira novidade foi a volta de Sebastião Junior aos vocais e ao item 2 do Boi Garantido. O levantador de toadas foi anunciado logo após a entrada de Israel Paulain e logo entoou clássicos recentes do bumbá encarnado, como 'Nasci Pra Ser Vermelho' e 'Treme Terra', além de 'Boi é Raiz', do álbum deste ano.

 

Em seu primeiro ato, o Boi Garantido falou de fé, trazendo em seu primeiro módulo alegórico, Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins, e dentro dele veio a porta-estandartes do bumbá, Lívia Cristina, que evoluiu ao som de 'Legião Vermelha'. Pouco depois, David Assayag e Márcia Siqueira entraram na arena, para cantar junto com Sebastião Junior a toada ‘Mãe Tupinambarana’, do álbum deste ano.

 

Márcia Siqueira foi outro ponto importante da apresentação, voltando a arena para versar como Amo, no momento que João Paulo Farias levou a arena mulheres importantes para a história do Garantido.

 

Márcia Siqueira versa como amo do boi em participação especial no Garantido. (Foto: Daniel Brandão/A Crítica)

 

Momentos antes, o amo já tinha homenageado outro importante nome da história do Bumbá, o parintinense Braulino Lima, autor da letra ‘Tic Tic Tac’, uma das composições de maior repercussão da história da agremiação.

 

Braulino Lima é o compositor da famosa toada 'Tic Tic Tac', conhecida internacionalmente na voz do saudoso Zezinho Corrêa. (Foto: Paulo Bindá/A Crítica)

 

Valentina Coimbra segue como um importante destaque do Garantido nesta temporada, entrando em cena nesta noite personificado a história parintinense e evoluindo ao lado do Boi. Enquanto isso, Isabelle Nogueira demorou um pouco mais a aparecer, surgindo em uma alegoria durante a lenda amazônica do Uirapuru.

 

Valentina Coimbra encerra sua participação do festiva sendo um dos destaques da noite. (Foto; Paulo Bindá/A Crítica)

 

Em seu último ato, o Garantido trouxe Adriano Paketá, o Pajé, para a arena no ritual indígena "Jeroky Kayowá", que mostra o povo Guarani Kaiowá, que vê no sol o segredo da vida, tendo Pa’i Kuará, o Pajé Ancestral, como a personificação do Sol. Ao fim, Paketá evoluiu ao som de sua toada tema, O-Baiá, encerrando a apresentação do Bumbá no Festival deste ano.

 

Adriano Paketá representou Pa’i Kuará, o Pajé Ancestral do povo Guarani Kaiowá. (Foto: Daniel Brandão/A Crítica)

 

Agora, o Garantido aguarda o resultado da apuração do Festival, a ser realizado nesta segunda-feira (1), a partir 14h, para saber se conquistou ou não o título do Festival deste ano.

 

 

Ritual indígena 'Jeroki Kaiowá' mostrou sobre o povo Guarani Kaiowá (Fotos: Paulo Bindá/A Crítica)

Por: Michael Douglas / online@acritica.com

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!