Medicamentos manipulados revolucionam tratamentos de saúde
Manaus & Municípios
Publicado em 15/07/2024

De acordo com especialistas, os medicamentos manipulados conseguem ter mais precisão em cima das doses prescritas individualmente

 

Os medicamentos manipulados são uma realidade. Desde a maneira que eles têm revolucionado a forma com que lidamos e tratamos da nossa saúde, até a rapidez com que aparecem os primeiros benefícios do seu consumo, esses fármacos vêm se tornando cada vez mais populares entre o público, independentemente da faixa etária.

 

"Os medicamentos manipulados conseguem ter mais precisão em cima das doses que a gente prescreve individualizadas. As [doses] farmacêuticas, ou seja, aquelas que a gente encontra em farmácias, já são padronizadas, normalmente em níveis mais baixos", explicou o médico especialista em Medicina Integrativa e Nutrologia, Thales Stein Schincariol.

 

Em outras palavras, caso o paciente precise de uma dose suplementar do medicamento, uma porção um pouco maior, isso só é possível através do manipulado. "Conseguimos individualizar o tratamento", frisou Thales.

 

De acordo com o especialista, esse tipo de medicamento é indicado para todas as pessoas - respeitando, sempre, suas regras, tolerâncias e necessidades. "Não existe um público específico que você tenha que isolar ou que indicar. A terapia de manipulados é global, ela serve para todas as pessoas, desde que obedeça as regras de dose, tolerância e, principalmente, alergias", completou.

 

Benefícios

São vários os benefícios do medicamento manipulado à saúde. "Você consegue otimizar o paciente sem sobrecarregá-lo com medicações desnecessárias, atingindo o máximo dos resultados. Lógico, tem que ser analisado individualmente cada caso, tolerância de absorção, de medicamentos, mas você consegue muito, com os manipulados, atingir níveis terapêuticos mais rápidos que com uma medicação de farmácia", listou o médico.

 

Em seus pacientes tratados com esse tipo de fármaco, Thales percebe um controle rápido dos sintomas. "Como ele [o manipulado] pode ser absorvido tanto pelo intestino quanto de maneira sublingual, dependendo da fórmula que vamos utilizar, o efeito imediato nas respostas é muito rápido. Então, o paciente começa a sentir bem-estar ou melhora dos sintomas muito próximo ao início do tratamento", pontuou.

 

Atenção

Mesmo com a abordagem individualizada, o manipulado segue sendo um medicamento. Logo, requer alguns cuidados.

 

"Temos que ter atenção para não fazer superdose, causando intolerâncias, lembrando que algumas medicações, suplementos e até mesmo vitaminas têm graus de tolerância, podendo ter doenças e quadros causados pelo seu excesso, pela superdosagem", salientou Thales. "Porém, se você obedece às regras éticas e das próprias indicações das medicações, você vai diminuir esses efeitos", finalizou o médico.

Assuntos

 

Caso o paciente precise de uma dose suplementar do medicamento, isso só é possível através do manipulado (Divulgação)

Por: Gabriel Machado / online@acritica.com

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!