É interessante acompanhar a performance de candidatos a prefeito municipal, afinal, a maioria deles deixa um indicador de que é turista nesse espaço
As cidades estão nessa temporada sob as visitas de candidatos, apoiadores e assessores. Juntos, em movimentos de bandeiras, os sons de músicas e de gritos do discurso, os grupos descobrem a realidade desses lugares. É interessante acompanhar a performance de candidatos a prefeito municipal, afinal, a maioria deles deixa um indicador de que é turista nesse espaço.
Os problemas, em praticamente todos os municípios, são antigos e todos os dias se tornam reclamações dos habitantes das cidades em formato de denúncia, desabafo, protesto. Candidatos credenciados a concorrer ao cargo de administrador da cidade revelam surpresa diante do que veem em suas andanças. Onde estavam?
O que começa a ser colocado nas ruas e praças das cidades por candidatos e apoiadores se constitui em elementos valiosos para quem quer de fato valorizar seu voto e se preocupa com o futuro do lugar onde vive cuja construção se faz no presente. Eleitores têm um meio para, periodicamente, mudar agentes públicos em cargos de poder e de mando. Para isso, uma tarefa da qual não se pode fugir é a de investigar a vida dos que estão candidatos quer à prefeitura, quer à Câmara de Vereadores.
Não é possível iludir o eleitorado e a sociedade se o levantamento de vida dos candidatos for bem feito. Os arranjos em nome de interesses de grupos econômicos, políticos e religiosos podem sim assegurar vitórias até de candidatos que não têm nenhuma disposição para melhorar o padrão de vida do município, apenas quer o posto para viabilizar os negócios mais particulares.
É o eleitor atento e cioso da prática de responsabilidade do executivo e do legislativo nessa atividade que poderá ser a pedra no sapato dos que insistem em privatizar o exercício de funções públicas. Ao final, cabe ao eleitor, no emaranhado de táticas e estratégias, decidir sobre o destino do voto nas eleições de outubro.
Quando o processo eleitoral se encerra e os eleitos tomam posse, o perfil desses representantes será a síntese da percepção e da constituição da sociedade. Logo, está nela e será por meio dela que mudanças saudáveis para o conjunto das vidas nas cidades poderão ser concretizadas ou retardadas. Sem ignorar que muitas vitórias, nesse campo da ação humana, podem ser traduzidas como retrocesso na vontade de melhorar o padrão de desenvolvimento dos municípios.
(Foto: Agência Brasil)
Fonte: acritica.com