Possível impacto da guerra de Musk com STF nos serviços da Starlink preocupa
Politica
Publicado em 02/09/2024

Na região Amazônica, empresas de navegação, comunidades indígenas e até prefeituras dependem do serviço de internet via satélite

 

A suspensão das atividades do X (antigo Twitter) no Brasil, por decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, preocupa empresários da região amazônica que temem impactos no fornecimento do serviço da Starlink. O serviço de internet via satélite tem no quadro societário o atual dono do X, o bilionário Elon Musk. Atualmente, a Starlink atende cerca de 90% das cidades da região. São  empresas de navegação, comunidades indígenas e até prefeituras que dependem do serviço para serviços básicos.

 

Apoio

Ontem, a Associação PanAmazônia emitiu oficialmente uma nota de apoio à Starlink. Segundo a entidade, que reúne empresários do Amazonas, Rondônia, Acre, Maranhão, dentre outros, o serviço de internet “é um marco histórico” diante do isolamento da Amazônia, por isso expressa apoio à empresa e a Musk para que permaneça com as atividades e expanda os investimentos na região.

 

Receio

A decisão do ministro Alexandre de Moraes não afeta diretamente a Starlink, mas empresários e políticos do interior relataram ao SIM&NÃO o receio de que com a escalada do embate entre Moraes e Musk, o bilionário reduza as ações e investimentos em território brasileiro.

 

Posse marcada

O ministro Mauro Campbell Marques toma posse do cargo de corregedor nacional de Justiça na próxima terça-feira (3). Ele participou da última sessão do colegiado na quarta-feira, onde recebeu homenagens dos pares e pode recordar o trabalho desenvolvido na Corte, além de destacar a atuação em julgamentos de questões ambientais.

 

Os termos...

O governador Wilson Lima (União) tentou negociar a saída do vice-governador Tadeu de Souza (Avante) para que ele fosse o vice na chapa à reeleição do prefeito David Almeida (Avante). O prefeito revelou a proposta em entrevista ao G6, pool de jornalistas composto por sites e blogs locais.

 

...para o acordo David listou apenas esse motivo para o distanciamento político do governador, mas declarou que há “outros pontos” que geraram insatisfação na contraproposta para apoio eleitoral. Sobre a possibilidade de reatar os laços, Almeida respondeu que, antes, Wilson precisa pagar o que deve para Manaus: “Fazendo PIX à gente volta a conversar”.

 

Furou

Roberto Cidade, candidato a prefeito pelo União Brasil, faltou à segunda entrevista seguida essa semana. Na quinta-feira, ele alegou agenda com autoridades alemãs e não compareceu ao compromisso previamente agendado com a TV A CRÍTICA. Na sexta-feira, deixou o grupo do G6 falando sozinho.

 

Oratória

A dificuldade de oratória de Cidade tem incomodado inclusive aliados, que têm proposto reduzir a participação em entrevistas para evitar possíveis constrangimentos.

 

Convite

O deputado estadual João Luiz (Republicanos) não perdeu a oportunidade, durante passagem por Brasília, e fez um vídeo ao lado do deputado federal Tiririca (PL) para visitar Manaus. Na legenda do registro compartilhado nas redes sociais, ele propõe para os seguidores: “Pessoal, vamos preparar um jaraqui para o Tiririca em breve?”.

 

Propostas

Candidata a vereadora Michelle Andrews (PCdoB) apresentou neste último domingo, propostas para a melhoria da infraestrutura de apoio às mulheres no evento "Mulheres em Movimento".  A ativista assina também uma carta de compromisso com a União de Mulheres Brasileiras do Amazonas (UBM), reforçando o compromisso da candidata com a causa feminina em Manaus.

 

Foto: (AFP)

Fonte: acritica.com

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!