Inmet põe Amazonas em alerta amarelo para baixa umidade do ar
Manaus & Municípios
Publicado em 06/09/2024

Estado sofre com a fumaça e o calor intenso e pode enfrentar novo inimigo nos próximos cinco dias, de acordo com o Inmet

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) incluiu o Amazonas como um dos estados com alerta amarelo de perigo potencial para baixa umidade. Além do Amazonas, estão inclusos o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

 

O alerta amarelo indica que as localidades podem enfrentar problemas relativos a umidade relativa do ar nos próximos cinco dias. No balanço apontado no dia anterior, o Amazonas não possuía nenhum alerta. Em Manaus, o dia começou com a umidade na casa dos 76%, mas as previsões do Climatempo apontam mínima de 52%, o que já é bem abaixo da normalidade no Estado.

 

Outros 16 Estados e mais o Distrito Federal estão em situação ainda mais alarmante: o alerta é laranja, que contempla locais com umidade relativa do ar variando entre 12% e 20%. Três deles são a Região Norte: Tocantins, Rondônia e Pará.

 

Os demais locais em alerta laranja são: Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão, na Região Nordeste; Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste; Minas Gerais e São Paulo, na Região Sudeste; e o Paraná, na Região Sul.

 

O Inmet recomenda que a população beba mais líquidos e evite atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, das 10h às 16h. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratantes e umidifiquem os ambientes.

 

Baixa umidade pode ser o novo desafio do amazonense (Foto: Daniel Brandão)

Fonte: Ag. Brasil

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!