O mega x-caboquinho será preparado ao vivo por mestres panificadores e apresentado nesta terça-feira (15), a partir das 14h30, no Senai do Distrito. Objetivo é entrar para o livro dos recordes
Em comemoração ao Dia Mundial do Pão, celebrado no dia 16 de outubro, Manaus irá produzir o maior X-Caboquinho do mundo. O sanduíche mais tradicional da cidade, feito com pão francês, tucumã, queijo coalho e banana frita, será preparado ao vivo por mestres panificadores e apresentado nesta terça-feira (15), a partir das 14h30, no primeiro dia de programação do evento que acontece na Escola Senai Antônio Simões, localizada no bairro Distrito Industrial 1, Zona Sul de Manaus.
Organizado pelo Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Amazonas (Sindpam-AM), o evento inicia nesta terça-feira (15), das 13h às 20h, e segue na quarta-feira (16), das 10h às 18h, com uma programação diversificada, incluindo palestras, workshops, exposições e uma feira de produtos e serviços para a indústria da panificação.
A presidente do Sindpam-AM, Zeina Russo, destaca que o objetivo do evento não é apenas celebrar o pão, mas também capacitar profissionais e entusiastas para que possam contribuir com um mercado cada vez mais qualificado.
"Queremos mostrar como o pão, que é um alimento tão presente no dia a dia, pode ser reinventado e adaptado a diferentes culturas e demandas nutricionais", disse Zeina Russo.
Além da produção do maior X-Caboquinho da história, que pretende entrar para o livro dos recordes e poderá ser degustado pelos visitantes, o evento também contará com a distribuição gratuita de pão francês. A distribuição para todos os visitantes acontecerá nos dois dias do evento, das 16h às 20h. Essa ação, segundo a organização, é realizada em parceria com diversas padarias locais e pretende celebrar o pão em sua essência, promovendo a partilha entre os participantes.
"O pão é símbolo de partilha, e queremos que essa mensagem se reflita nas nossas ações solidárias", destacou Russo.
Na celebração do Dia Mundial do Pão, a solidariedade também estará presente, já que parte dos recursos obtidos durante a programação será destinada a ajudar as comunidades ribeirinhas afetadas pela seca no Amazonas e as famílias do Rio Grande do Sul atingidas pelas enchentes recentes.
A entrada para o evento é gratuita e aberta a todos. No entanto, para participar da programação técnica, como palestras, oficinas e workshops, é necessário se inscrever previamente ou comparecer diretamente no local durante o evento, sujeito à disponibilidade de vagas. Para mais informações e inscrições, acesse o Instagram oficial: @sindpamam.
Por: Amariles Gama / online@acritica.com