Saiba como cuidar corretamente da pele dos pets caninos e felinos
Blogs & Colunas
Publicado em 23/10/2024

Veterinária dermatologista destaca as principais doenças que podem afetar a pele de cães e gatos e fala da importância do tratamento

 

O amor e a dedicação em cuidar da saúde dos animais são, sem dúvidas, dois dos maiores talentos da veterinária dermatologista e alergista Karen Garden. A médica de pets tem uma clínica especializada no atendimento dermatológico de animais.

 

Os bichinhos de estimação, assim como os humanos, podem sofrer de diversas condições de pele se não tratadas, podem levar a desconforto e complicações graves.

 

Por esse motivo, a médica veterinária alerta sobre os cuidados a serem adotados pelos tutores de cães e gatos, além de destacar os principais problemas de pele que afetam os animais de estimação.

 

“As condições dermatológicas mais comuns são as dermopatias alérgicas, isto é, infecção ou inflamação na pele desses animais de estimação. É muito comum o aparecimento de lambeção de patas, coceira na orelha e no corpo. Esses são os primeiros sinais que o tutor pode observar”, comenta a veterinária Karen Garden.

 

As doenças dermatológicas em animais de estimação têm se tornado uma preocupação recorrente entre veterinários e tutores, principalmente para aqueles que consideram os cães e gatos como membros da família.

 

Segundo Karen, esses problemas são diversos e as causas mais frequentes de problemas dermatológicos em cães e gatos podem variar bastante.

 

“Dependendo da doença, as causas mais comuns são a falta de cuidados com pet como: manejo ambiental onde o pet vive, ausência de banhos (caso o pet seja alérgico), alimentação inadequada entre outros”, destaca.

 

Algumas raças são mais suscetíveis a doenças de pele, entre elas, Shih Tzu, buldogues, pitbulls, golden retiveres, labradores, maltês, pugs, poodles e Spitz alemão estão entre as mais predispostas.

 

Tratamentos disponíveis

O diagnóstico de doenças dermatológicas em animais requer exames clínicos mais detalhado. Portanto, o primeiro passo é uma avaliação veterinária para identificar as causas e iniciar o tratamento, que pode incluir uso de medicação, shampoo medicinal, pomadas e cremes, entre outros.

 

“Dependendo do caso, os tratamento são as base de medicamentos orais e injetáveis como imunomoduladores, imunoterapia, banhos terapêuticos, suplementação e alimentação. Tutores podem prevenir problemas de pele em seus pets levando-os regulamente em um médico veterinário especialista em dermatologia”, explica a médica veterinária.

 

A Clínica Doutora Karen Garden – Dermatologia Alergologia e Otologia – A paz de não coçar está localizada na Rua Rita Gama Barros, n° 321, D. Pedro sala 8 do Shopping Kissia Mall, ao lado do Faraó Pizzaria. O atendimento é de segunda a sábado e pode ser agendado pelo telefone (92) 98185-2858.

 

A Clínica Doutora Karen Garden – Dermatologia Alergologia e Otologia está localizada na Rua Rita Gama Barros, n° 321, D. Pedro, sala 8 do Shopping Kissia Mall (Paulo Bindá)

Por: Rebeca Beatriz / online@acritica.com

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!