Somente o conselheiro Érico Desterro não votou na atual presidente
Após aprovação da alteração do regimento em caráter de urgência, a atual presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Yara Lins, foi reeleita com 5 votos favoráveis (incluindo o dela) e somente um voto branco, o do conselheiro Érico Desterro. O conselheiro Ari Moutinho, acusado de agressão pela presidente em 2023, está férias e não manifestou interesse em participar do pleito.
Participaram da votação os conselheiros Érico Desterro, Josué Cláudio Neto, Mario de Mello e a própria conselheira-presidente, além dos conselheiros Júlio Pinheiro e Luis Fabian Barbosa, que votaram por meio de cartas.
A composição do TCE ficou definida com Josué Cláudio Neto como vice-presidente, Luis Fabian Barbosa como corregedor, Mário de Mello como ouvidor e Júlio Pinheiro como coordenador da Escola de Contas Públicas.
O conselheiro Érico Desterro disse ao A Crítica o motivo de não acompanhar os votos, “votei em branco para todos os cargos como sinal de que não concordo com nada disso”.
Memória
A alteração do regimento foi feita há dois dias (5 de novembro) e enviada na mesma data para a Assembleia Legislativa do Amazonas, que por ser um órgão auxiliar do Legislativo, a Aleam precisava aprovar. Ainda no dia 6, o legislativo aprovou a nova medida.
O atual mandato da presidente se encerra em 2025. Para chegar ao cargo, a presidente passou por um pleito marcado por conflitos com o conselheiro Ari Moutinho, devido a outras alterações no regimento, que na época, excluiu o critério de antiguidade para a eleição da diretoria e antecipou a eleição e posse do novo presidente. Com as regras alteradas, Yara Lins foi eleita.
Na época, a presidente denunciou o conselheiro Ari Moutinho no dia 6 de novembro de 2023 por agressões verbais e de gênero. O conselheiro negou as acusações, mas chegou a ser afastado do cargo. Já nesse pleito, Moutinho está de férias e não manifestou interesse em participar do pleito. de licença e não participou.
Foto: Joel Arthus
Por: Emile de Souza / politica@acritica.com