Do resultado dos debates serão extraídas propostas para serem apresentados na etapa nacional do evento, prevista para maio de 2025 em Brasília.
Nos dias 12 e 13 de dezembro, Manaus intensifica o processo de escuta popular rumo à COP30, em Belém, com a realização da Conferência Municipal do Meio Ambiente. O encontro é aberto para academia e sociedade civil e ocorre na Ulbra. Por lá, cinco eixos temáticos serão avaliados dentro do tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. Do resultado dos debates serão extraídas propostas para serem apresentados na etapa nacional do evento, prevista para maio de 2025 em Brasília.
Temas - Na conferência serão escolhidos os delegados que vão representar a capital na etapa estadual do evento. Menos de 10% dos municípios realizaram o processo que avalia políticas públicas de adaptação, mitigação, justiça social e educação ambiental. “Em momentos de mudanças do clima, quem mais sofre são as pessoas que estão com maior fragilidade socioambiental”, afirma o secretário da Semmas-Clima, Antônio Stroski.
Plano - Os debates ocorrem em meio à construção do Plano de Ação Climática de Manaus. Segundo o secretário, o documento será construído por meio de cooperação técnica com uma “instituição com expetise sobre o tema”. O ponto é criticado por ambientalistas, que cobram a necessidade de contribuição das universidades e da sociedade civil manauara no projeto.
COP à vista - Outro ponto é que o debate, conforme Stroski, vai contribuir para “levar algo consistente” para a COP30. A Prefeitura já articula propostas para mitigar os efeitos do comprometimento da qualidade do ar pelas queimadas, eventos extremos de cheia e vazante e soluções para ilhas de calor.
Delegação - O senador Plínio Valério (PSDB) continua na caça às ONGs e agora cismou com os gastos e a quantidade de membros da delegação do Brasil na COP29, que ocorre até sexta-feira em Baku, no Azerbaijão. O político, que já foi do Partido Verde e agora critica ambientalistas, quer que o governo brasileiro diga quanto gastou com o envio de representantes para o evento.
Delegação 2 - No X, antigo Twitter, Plínio cita que o Brasil, que será afitrião da próxima edição do evento e é um dos principais articuladores da política ambiental do mundo, tem a segunda maior delegação do evento com cerca de 1,9 mil integrantes. Ele quer saber quem foi, por que foi e se há ONGs pagas.
Presente sensação - O presente do prefeito David Almeida (Avante) ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, encantou o presidente Lula. A garrafa de Amazon Air Water, água captada da transpirãção das árvores da floresta Amazônica, que custa US$ 270 cerca de R$ 750, rendeu ao CEO da marca, Carl Gonçalves, segundo o Painel S.A. da Folha de SP, um convite do próprio presidente para um jantar com o presidente da China Xi Jinping.
Placas - O texto que prevê a instalação de placas especiais nos veículos usados por deputados estaduais, deputados federais e senadores avançou na Câmara dos Deputados com aprovação na Comissão de Viação e Transportes. A alteração do CTB vai assegurar, segundo o relator, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), maior publicidade ao veículo comprado ou alugado com recursos públicos.
(Foto: Junio Matos)
Fonte: acritica.com