Caminhões e carretas passam por fiscalização na zona sul de Manaus
Manaus & Municípios
Publicado em 05/02/2025

No ano passado, uma carreta que trafegava tombou sobre um carro e matou o motorista do veículo menor esmagado

 

Caminhões e carretas fazem fila em frente ao aeroporto Ponta Pelada, zona sul de Manaus, na manhã desta terça-feira (04) durante fiscalização de segurança da operação ‘Carga Pesada’. Prefeitura deseja aumentar as ações concentradas para prevenir acidentes de trânsito em toda a cidade. 

 

Os agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran - Am) e Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), com o apoio da Guarda Civil Metropolitana de Manaus, se dividiram nas duas pistas da avenida Rodrigo Otávio para fiscalizar os veículos, que eram vistoriados de acordo com critérios de segurança (estado dos pneus, freios, carroceria); os condutores precisaram ceder documentações. 

 

O vice-presidente do IMMU, Édson Lêda Júnior, informou que as autuações vão se manter durante toda a manhã desta terça. Os condutores que tiverem alguma pendência vão ser divididos em dois grupos: os que podem resolver no local e aqueles que terão os veículos apreendidos e direcionados ao parqueamento das autoridades no caso de irregularidades mais críticas e sem solução imediata. 

 

“Essas carretas, esses caminhoneiros precisam entender que eles têm que ‘rodar’ com veículo que dê condições de segurança para a população; muitas vezes tem veículo que tá com vazamento no freio, as vezes está com problema na folga da transmissão”, disse. 

 

Um dos motoristas abordados, Edeilson Mendes, explicou que está na profissão há trinta anos, que reconhece a necessidade de se vistoriar veículos de carga pesada porque, para ele, há certa imprudência e erro humano como itens comuns de um caso de acidente de trânsito. Por outro lado, ele cobrou melhorias das ruas pela cidade e relembrou que uma boa estrutura nas vias também é essencial para garantir a segurança. 

 

“A prefeitura deixa muito a desejar, cobra muito e não dá retorno; você pode andar numa rua principal, como essa aqui, e vai achar buraco, principalmente nas faixas da direita, onde a gente é obrigado a trafegar, aí não dá condição”, destacou. 

 

Acidentes 

A região onde a fiscalização se concentrou movimenta um dos maiores fluxos de veículos pesados da capital do Amazonas por causa da proximidade com área de carga e descarga de um dos portos privados da cidade. 

 

O local também é conhecido por registrar acidentes, um dos exemplos de maior repercussão ocorreu no dia 03 de setembro do ano passado. Uma carreta tombou sobre um carro e matou o motorista do veículo menor esmagado, o condutor da carreta fugiu do local sem prestar socorro à vítima. 

 

Já em 23 de dezembro de 2023, um caminhão-cegonha perdeu o freio e invadiu o muro do aeroporto Ponta Pelada; segundo testemunhas, o motorista disse que decidiu jogar o caminho contra o muro para evitar um acidente maior.

 

Mais fiscalização 

A operação desta terça não é a primeira do ano, no mês passado o IMMU também desencadeou uma outra fiscalização concentrada, na Avenida das Torres, que fez 56 abordagens e fechou com 18 atuações. A ideia é manter fiscalizações com menor contingente nas áreas mais críticas da cidade e realizar ações maiores duas vezes por mês. 

 

“A cada 15 dias nós fazemos essa operação, obviamente não dizemos o dia exato porque os condutores acabam fugindo e isso é ruim, significa que está fazendo alguma coisa de errado e o nosso trabalho é fazer com que a população se sinta segura cada vez mais”, disse.

 

(Foto: Nilton Ricardo (freelancer))

Por: Lucas Motta

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!