Amazonas lidera, entre os estados, na taxa de frequência escolar bruta
Publicado em 28/02/2025 08:18
Educação

Estado enfrenta desafios significativos com a população acima de 18 anos, onde 29,5% são sem instrução ou possuem o ensino fundamental incompleto e 16,8% têm o fundamental completo e médio incompleto

 

O Amazonas destaca-se no cenário nacional pela liderança na taxa bruta de frequência escolar (32,75%) e pela alta taxa de frequência escolar bruta entre a população indígena (35,58%). No entanto, o estado enfrenta desafios significativos com a população acima de 18 anos, onde 29,5% são sem instrução ou possuem o ensino fundamental incompleto e 16,8% têm o fundamental completo e médio incompleto. A capital, Manaus, apresenta a maior concentração de pessoas com ensino superior completo (17,5%), mas ainda está abaixo da média entre as capitais brasileiras.

 

As disparidades regionais são evidentes ,no Amazonas, como nos municípios de Juruá, Japurá e Atalaia do Norte  que apresentaram as maiores taxas de frequência escolar bruta, mas  outros como Boca do Acre e Canutama, registraram as menores. Essa variação reflete a complexidade do cenário educacional ,no estado, influenciado por fatores socioeconômicos e geográficos. 

 

O Censo 2022 revela a importância de focar na primeira infância, com quase 140 mil crianças de um total de 423 mil, de até 5 anos, frequentando escolas e creches no Amazonas, indicando que há desafios no acesso à educação infantil em alguns municípios. O ensino médio também exige atenção, com taxas de frequência escolar bruta menores em comparação com o ensino fundamental. 

 

Os dados são do Censo Demográfico 2022: Educação: Resultados Preliminares da Amostra, divulgado ontem (26/02) pelo IBGE.

 

Taxa de frequência escolar bruta destaca o Amazonas

Em termos proporcionais, em relação ao quantitativo populacional de cada estado do país, o Amazonas se destacou no total da taxa de frequência escolar bruta com 32,75%, liderando entre todas as Unidades da Federação. A menor taxa bruta de frequência escolar foi de Minas Gerais (24,27%). A taxa bruta do país ficou em 26,46%.

 

A taxa de frequência escolar bruta mede a proporção da população de determinada faixa etária que frequenta escola (incluindo ensino superior) ou creche, independentemente do nível de educação cursado, em relação à população total dessa faixa etária.  

 

Considerando ainda a taxa bruta de frequência escolar, no Amazonas, o índice de 32,75%, na distribuição por cor ou raça, colocou na dianteira pessoas de cor amarela (28,27%), seguida pelas brancas (33,24%), pretas (24,07%), pardas (32,74%) e indígenas (37,03%). No país, a raça indígena liderou na taxa de frequência escolar com 33,82%, seguida das pessoas de cor amarela (20,82%), preta (22,39%), branca (25,93%) e parda (27,83%). 

 

(Foto: Reprodução)

Fonte: acritica.com

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!