Além de oferecer capacitação de qualidade, a iniciativa se destaca por abrir possibilidades reais de contratação.
Com o compromisso de promover a inclusão e ampliar oportunidades de empregabilidade para pessoas com deficiência (PCDs), o Grupo Sabin realiza o Curso Preparatório para o Mercado de Trabalho, com uma turma exclusiva para esse público. Em Manaus, a formação gratuita e semipresencial acontece entre os dias 25 e 29 de agosto de 2025, simultaneamente em outras 22 regionais da empresa no país.
Além de oferecer capacitação de qualidade, a iniciativa se destaca por abrir possibilidades reais de contratação. Ao final do curso, todos os participantes serão avaliados para vagas abertas no Grupo Sabin e também em empresas parceiras, de acordo com o perfil, interesse e disponibilidade.
O cenário reforça a importância da ação: segundo o último Censo do IBGE, a taxa de participação na força de trabalho das pessoas sem deficiência foi de 66,4%, enquanto entre as pessoas com deficiência esse índice caiu para 29,2%. A diferença evidencia as barreiras enfrentadas por esse grupo e a necessidade de iniciativas que incentivem a inclusão profissional.
As inscrições podem ser feitas até 15 de agosto pelo site do curso (clique aqui para acessar). Podem participar pessoas com mais de 18 anos e ensino médio completo.
A ação integra o Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo Sabin, que tem como foco preparar os participantes para processos seletivos, estimular a autonomia e fortalecer o protagonismo profissional de PCDs.
“Acreditamos no poder da inclusão. Ao abrir uma turma exclusiva para pessoas com deficiência, estamos oferecendo ferramentas para que esses profissionais se sintam preparados, confiantes e valorizados. Nossa missão vai além da capacitação — queremos gerar oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho e fortalecer uma cultura genuinamente diversa”, afirma Marly Vidal, diretora administrativa e de pessoas do Grupo Sabin.
Sobre o curso
Com carga horária de 16 horas, o curso aborda temas como autoconhecimento, empregabilidade, construção de currículo, postura em entrevistas e marketing pessoal. Também inclui o módulo Inclusão e Acessibilidade, com orientações sobre direitos, adaptações no ambiente de trabalho e empoderamento.
As aulas serão práticas, com dinâmicas de grupo, simulações de entrevistas e atividades colaborativas. Ao final, os participantes receberão certificado e poderão ser encaminhados para processos seletivos, com possibilidade real de contratação.
(Foto: Divulgação)
Fonte: acritica.com