Base de exploração de petróleo e gás natural da Petrobras na província petrolífera de Urucu, na bacia do Rio Solimões
Após 10 anos sem perfuração no Amazonas, a Petrobras pretende retomar a atividade. O processo já está em andamento na Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect), que se reuniu com representantes da empresa esta semana para dar continuidade ao protocolo de solicitações de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU). A medida é considerada fundamental para viabilizar o início do processo de perfuração, pela Petrobras, de poços na região de Urucu-Coari.
Trâmite
Estão em tramitação na Sect três pedidos de CDRU considerados estratégicos para o avanço das próximas perfurações da Petrobras: o complemento LOC 2; o Novo Poço ARZ 1 e o Novo Poço CPP-2. A previsão de início dos trabalhos é para o segundo semestre.
Impulso
O gerente de projetos da Petrobras, Marcos André Costas, afirma que a retomada da perfuração marca momento relevante para o setor energético e para a economia local, com investimentos de cerca de meio bilhão de dólares.
Não cola
A secretária estadual de Proteção Animal, Joana Darc, foi às redes sociais para denunciar chantagem de seguidora. Nos prints publicados, uma pessoa – identificada como Rosinha – lembra que “a eleição tá chegando” após a secretária explicar que não poderia acolher animal abandonado.
Não cola 2
Na troca de mensagens com a seguidora, Joana explica que pode ajudar com castração, vacina e ração. Como resposta ao “lembrete” de Rosinha, Joana reclama da postura da seguidora, de misturar eleição na conversa, e resume: “Esse papo não cola comigo”.
Sem fiança
Projeto em tramitação na Comissão da Constituição e Justiça (CCJ) do Senado torna inafiançável o homicídio cometido no trânsito e permite prisão em flagrante, mesmo com prestação de socorro. Dados da Polícia Rodoviária Federal apontam 109 mortes nas rodovias do país durante o feriado de Ano Novo.
Paradoxo
Em artigo publicado no site Poder360, o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), aponta a contradição entre a riqueza produzida no Estado e o número de pessoas que aqui vivem em extrema pobreza. “Por que o crescimento não chega à mesa das famílias amazonenses?”, pergunta ele no texto, apontando a falta de encadeamento da economia local como possível explicação.
Vitrine
Tadeu de Souza, que deve assumir o Governo caso Wilson Lima (UB) mantenha o plano de concorrer ao Senado, é potencial candidato à reeleição. O vice-governador tem tido os passos “vigiados” no xadrez eleitoral deste 2026.
Bolinha
Entre as 27 unidades da federação, apenas uma mulher ocupa o cargo de secretária estadual de segurança. O levantamento foi publicado pela Folha de S. Paulo. O único estado com uma mulher à frente da Segurança é Roraima, com a coronel da PM Carla Jordanna Rodrigues, que assumiu o cargo há um ano.
Bolinha 2
A ausência de mulheres no comando da segurança pública não se restringe aos estados e se repete no âmbito federal, aponta o jornal. Em mais de 200 anos de existência, o Ministério da Justiça foi chefiado apenas por homens.
(Márcio Rodrigues/VEJA/VEJA)
Fonte: André Alves/acritica.com