MENU
Desenvolvemos o seu aplicativo para smartphones
CMM e ALE retornam em fevereiro com foco nas eleições
Trabalhos começam nas primeiras semanas do mês com leitura de mensagens de David Almeida e Wilson Lima
Publicado em 22/01/2026 08:40
Politica

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) e a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) retornam às atividades políticas nas primeiras semanas do próximo mês. Os deputados estaduais têm sessão marcada para 3 de fevereiro, enquanto os vereadores da capital voltam ao trabalho no dia 9. Em ambas as ocasiões, os trabalhos serão abertos com as leituras das mensagens governamentais do prefeito David Almeida (Avante) e do governador Wilson Lima (União).

 

No entanto, o grande foco dos parlamentares não deverá estar nas atividades legislativas, mas nas eleições marcadas para o dia 4 de outubro deste ano, quando os eleitores vão às urnas para votar em nomes aos cargos de presidente, governador, senadores e deputados estaduais e federais.

 

Para o cientista político Carlos Santiago, devido à falta de lideranças independentes tanto na CMM quanto na ALE que sejam capazes de formar grupos políticos em grandes alianças eleitorais, os vereadores e deputados seguirão os rumos definidos por David Almeida e Wilson Lima.

 

“Já passou esse tempo em que figuras políticas relevantes ocupavam o parlamento e, a partir de atuações, lideravam frentes eleitorais, grupos políticos. O que temos agora são legisladores, tanto na Câmara de Manaus quanto na Assembleia, que apenas seguem os seus chefes”, disse.

 

O analista afirma que a postura dos vereadores e deputados estaduais dependerá de dois fatores: se o prefeito David Almeida realmente renunciará ao cargo para disputar o governo do Amazonas e se o governador Wilson Lima renunciará para tentar uma das duas vagas em disputa no Senado neste ano. A partir desse ponto é que os políticos definirão suas alianças proporcionais.

 

Sem presença

O foco nas eleições deve manter tanto os vereadores quanto os deputados estaduais fora das sedes legislativas por um bom tempo, segundo Carlos Santiago. Ele lembra que a CMM já indiciou que pode realizar sessões virtuais e que a ALE “já aprovou a diminuição de dias de paralisação das sessões ordinárias, além de ter ampliado o recesso parlamentar”.

 

“Diante de tudo isso, cabe ao eleitor escolher a sua pauta política, buscar responsabilidade ou ter responsabilidade na hora de votar, até porque nas eleições gerais estão em jogo mandatos de deputados estaduais, federais, de senador da República, de governador e de presidente da República”, completou.

 

Nacional

A nível nacional, o Congresso Nacional também retoma suas atividades no próximo mês. Está marcada uma sessão solene para o dia 2 de fevereiro, às 15h (horário de Brasília). A solenidade será conduzida pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado e do Congresso.

 

Na ocasião, o poder Legislativo receberá a mensagem governamental do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os projetos considerados prioritários para o ano de 2026. Um dos temas apoiados pelo governo e que deve estar bastante presente no debate político é o fim da escala de trabalho 6x1.

 

Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, o secretário-geral da presidência, Guilherme Boulos (PSOL), afirmou que o governo espera votar a proposta ainda no primeiro semestre de 2026. A expectativa é conseguir uma escala de 5x2, com 40 horas semanais e sem redução de salário. O político também criticou aqueles que se opõem ao projeto de forma intransigente.

 

“É uma coisa impressionante, parece que o mundo vai acabar. Uma coisa é você trabalhar para poder viver, todo mundo precisa, só bilionário herdeiro que não precisa. Outra coisa é você viver para trabalhar, é você não ter tempo para nada. Você não ter tempo para ficar com a sua família, para cuidar dos seus filhos, para fazer inclusive um curso de profissionalização, de qualificação, que vai aumentar sua produtividade como trabalhador”, disse.

 

(Foto: Divulgação)

Fonte: Lucas dos Santos/acritica.com

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!