Mais de 600 pessoas trabalham na confecção de balões, lenços e demais adereços destinados aos torcedores que compõe a galera nos três dias de festas
Parintins (AM) - No Festival Folclórico de Parintins o espetáculo é feito dentro da Arena, mas o show também passa pelas arquibancadas, com as torcidas que compõe o item 19. Tendo ciência da importância disso, a preparação daqueles que ornamentam e regem a multidão começa meses antes, tudo para entregar a melhor apresentação possível. No caso da torcida do Boi-Bumbá Garantido, os responsáveis por essa parte do show são os membros do Comando Garantido.
Este ano, o grupo está se preparando em um galpão a duas quadras do bumbódromo e conta com mais de 600 pessoas envolvidas na confecção de balões, lenços e demais adereços destinados aos torcedores que compõe a galera nos três dias de festa. São eles também os responsáveis pelos tradicionais letreiros que ficam acima da arquibancada vermelha e branca, tendo neste ano os seguintes dizeres “Por toda vida ao lado do povo”.
O grupo é composto por integrantes encarnados naturais de Parintins, além de uma série de cidades, como Manaus, Santarém (PA), Oriximiná (PA), e Boa Vista (RR) . Segundo o coordenador geral do Comando Garantido, Mauricio Porto, o trabalho com a galera terá algumas surpresas para que o item consiga os sonhados 90 pontos.
“Vamos ter muitas surpresas lá, acho que pela primeira vez vai acontecer algo bem diferente, coma torcida participando das coreografias. aguardem, é uma promessa de toda a nossa coordenação, teremos surpresas bem impactantes. A nossa galera já é muito forte na animação e esse ano não será diferente”, disse o coordenador.
Os trabalhos no espaço alugado nas proximidades do bumbódromo iniciaram a cerca de três semanas, mas o planejamento vem de muito antes, com o Comando Garantido tendo acesso ao que será apresentado pelo Bumbá nas três noites de festival. A partir daí, as coreografias são criadas para que se encaixem com o que está sendo mostrando na arena.
A galera do Comando Garantido trabalha num espaço alugado nas proximidades do bumbódromo e iniciaram os serviços há três semanas (Foto: Márcio Silva)
“É um processo que vem desde o lançamento do tema e depois as toadas. Com elas a gente vai entendendo o que usar, os movimentos que 'casam', ver por exemplo se ritual vai casar com movimentos da galera. Não pode ser uma coisa aleatória, com uma coisa acontecendo na arena e na galera outra”, afirma o coreógrafo do Comando Garantido, Wellington Bertini.
Para ele, o trabalho dentro com a torcida encarnada foi um diferencial para que ele saísse da arena e fosse trabalhar fazendo a coreografia da torcida encarnada. Assim como Maurício, ele promete surpresas para os três dias de festival.
“Quando comecei a ser coreografo do garantido foi primeiro na arena, trabalhando com tribos, mas então um amigo me convidou para lhe ajudar na galera e quando senti aquilo pela primeira vez, vi que aquele era o meu lugar. Esse ano teremos muitas surpresas na coreografias, com movimentos novos, adereços e mensagens de esperança”, prometeu o coreógrafo.
Quem inicia sua vida dentro do Boi do Coração na Testa é sonha em ajudar de alguma forma é a jovem estudante Ana Carolina, que aos 16 anos resolveu ajudar na montagem dos kits que serão entregues a torcida nos dias de festa.
“É o meu primeiro ano aqui, mas desde sempre tive essa vontade e dessa vez decidi entrar para ver como seria. É uma paixão que vem de família e como gostava de ver a coreografia da galera, então foi algo natural entrar”, disse a estudante.
Segundo o Comando Garantido, todos os três dias de apresentação terão adereços diferentes, que serão levados para a Arena apenas no dia dos respectivos espetáculos. Vale ressaltar que o Garantido é quem abre o Festival de Parintins deste ano, na sexta-feira (30), a partir das 21h (horário do Amazonas).
Fonte: Michael Douglas online@acritica.com