Por amor e tradição: há 33 anos, Barreirinha mantém seu Festival Folclórico
Arte & Cultura
Publicado em 25/08/2023

Touro Branco e Touro preto se enfrentam no Touródromo neste sábado (26), em meio à programação agitada. Expectativa é de 30 mil visitantes

 

Barreirinha (AM) - Garra, tradição, dedicação. Substantivos entoados em tom de mantra pincelam um pouco da que a população de Barreirinha faz acontecer há 33 anos. Um festival folclórico, que já figurou como um dos maiores do Amazonas, volta a se repetir mais uma vez neste final de semana, quando Touro Branco e Touro Preto se reencontram no Touródromo.

 

Durante os dias 24, 25 e 26 de agosto, os dois Touros da cidade são celebrados em uma vasta programação. Apesar de extremamente similar ao tão simbólico Festival de Parintins, uma das grandes disparidades entre as festas é justamente seu calendário. Existe apenas um único e decisivo duelo entre as associações, na última noite. Nesta primeira, quinta-feira (24), a cidade recebe a primeira injeção de adrenalina com o “Encontro das Torcidas” - que seria um equivalente à Festa dos Visitantes da Ilha Tupinambarana. Com atrações regionais e nacionais, é o ponto de largada da festa.

 

Barreirinha, cidade pacata e bem estruturada, com seus 35 mil habitantes, dobra de tamanho populacional nessa época do ano, estima a Secretaria de Cultura.

 

Barreirinha por amor

“Nosso festival é um festival que só cresce com os anos. Este ano é um que nós temos a expectativa de 20 a 30 mil visitantes para prestigiar a festa. A gente trabalha para propagar essa informação sobre nossa festa e vemos o fluxo de turistas aumentar”, explica o coordenador municipal de cultura, Júnior Seixas.

 

Júnior Seixas é o coordenador municipal de Cultura e um dos responsáveis pelo Festival (Foto: Malu Dacio)

 

O crescimento tem várias equações. O trabalho braçal diário da população para erguer os touros é, sem sombra de dúvidas, o maior. Uma vez que o investimento para a festa ainda não alcança níveis privados e se limita à dispensa da cultura municipal e apoio do Governo Estadual. As associações, extremamente tradicionais, se debruçam em seio familiar para manter a herança da festa viva.

 

“A gente faz pelo amor, pela cultura, pela arte. É difícil não mencionar ser apaixonado”, conta João, artista de ponta e um dos coordenadores de artistas do Touro Branco, que se perde nas contas ao tentar rememorar quantos anos se dedica ao festival.

 

Riqueza de detalhes mantém tradição da arte no interior do Estado (Foto: Malu Dácio)

 

Com a expansão iminente do festival local e o apelo da rivalidade das torcidas, tem artista que saiu de Parintins para se dedicar a Barreirinha. Como se fosse um fluxo natural de abrir portas para outros ares de festivais Amazonas afora.

 

“Aqui em Barreirinha não deixa a desejar. Estão sempre inovando e crescendo. A rivalidade aqui é gigante. E a criatividade dos artistas daqui, a criatividade dos artistas é o que faz esse festivas”, conta  Adenilson Pimentel, artista do Touro Preto que saiu de Parintins para se basear em Barreirinha.

 

Alegorias já estão sendo finalizadas para a grande festa (Foto: Malu Dácio)

 

Programação completa

 

24 DE AGOSTO

ENCONTRO DAS TORCIDAS

21h - Rapaziada do Pagode

22h30 - Banda dos Tops

00h - Eric Land

2h - Banda Forró Ideal

4h - Encerramento da Programação

 

25 DE AGOSTO

20h - Apresentação quadrilha

campeã - Quadrilha Açú no Folclore

21h - Passagem de Som Touro Branco

23h30 - Intervalo

00h - Passagem de Som Touro Preto

2h30 - Encerramento

 

26 DE AGOSTO

DISPUTA NA ARENA DO TOURÓDROMO

21h - Apresentação do Touro Branco

23h30 - Intervalo

00h - Apresentação do Touro Preto

2h30 - Encerramento

 

27 DE AGOSTO

14h - Apuração das notas no

Touródromo

 

Touródromo vai receber os bumbás neste sábado (Foto: Malu Dácio)

Fonte: Isabella Pina/A critica

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!