História em quadrinhos sobre trajetória do touro negro de Parintins foi indicada a premiação nacional
A história do touro negro de Parintins, contada de forma lúdica em “Caprichoso: uma história em quadrinhos” concorre nacionalmente ao 9º Prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), que acontece no dia 17 de novembro, em São Paulo. Valorizando a cultura do Amazonas, a obra é a única da região Norte a ser indicada na premiação que incentiva editoras universitárias de todo o Brasil.
O livro é de autoria do professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Diego Omar Silveira, diretor do Centro de Documentação e Memória (Cedem) do Caprichoso. Lançada em 2022, a HQ é uma narrativa infantojuvenil sobre a trajetória do Caprichoso, desenvolvida em parceria com artistas do Estúdio Buriti como Levi Gama, Rafa Pimentel, Joneuber Vasconcelos, Kedson Oliveira e Ananda Cid.
O autor da HQ, Diego Omar, explica que a obra concorrerá na categoria Literatura Infantojuvenil, espaço recém-criado na premiação para o ano de 2023. A HQ faz parte da coleção “Bumbás de Parintins: nosso patrimônio” e, segundo Omar, surgiu a partir da ideia de lançar um livro voltado para crianças.
“Quando pensei em fazer a história, a primeira coisa que fiz foi estudar o que estava sendo produzido em termos de quadrinhos na Amazônia, quais linguagens, estéticas. Fiz parte do Conselho de Artes do boi e eu tinha uma ambição, digamos, de trazer esses artistas jovens, com novas linguagens para dentro do boi, para somar diferentes saberes”, explicou Diego Omar.
NARRATIVA
Diego Omar vive no Amazonas há 11 anos e se diz um apaixonado pelo Boi Caprichoso e pela cultura da Amazônia. Apesar dos desafios de criar uma narrativa palatável ao público infantil e fiel num contexto histórico e geográfico, o autor se diz animado pela obra ter sido reconhecida entre três de todo o País.
“Eu sou imensamente grato à editora da UEA que não somente nos deu todo o respaldo no processo da criação editorial, mas também por eles terem sugerido que a gente se inscrevesse e cuidado do processo. Quando recebemos a notícia que éramos um dos três melhores em um prêmio que o Amazonas nunca ganhou, ficamos felizes e na expectativa de que a gente consiga”, finalizou.
INCENTIVO
A HQ do Caprichoso é uma obra da Editora UEA, órgão suplementar da universidade que reúne publicações científicas, culturais e literárias da instituição de ensino. De acordo com a diretora da editora, professora Isolda Prado, para 2023 há uma projeção de publicação de 100 obras, tendo como autores professores, coordenadores de curso e pessoas pertencentes à universidade.
Isolda Prado afirma que a indicação a uma premiação nacional é um incentivo aos autores da região. “Lembrando que a nossa editora é relativamente jovem e foi a única editora da região Norte indicada para concorrer com os outros indicados. Normalmente as principais editoras são do eixo Sul-Sudeste. Estamos bastante felizes com a indicação para essa possível premiação infanto-juvenil", afirmou Isolda Prado.
Parte do acervo da obra está disponível para venda na Editora UEA, na reitoria da universidade, localizada na avenida Djalma Batista, bairro Chapada, zona centro-sul. A cerimônia de entrega da premiação ocorrerá no Teatro Unibes Cultural, na cidade de São Paulo, no dia 17 de novembro, das 18h às 21h.
Destaque
O Prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) foi instituído em 26 de março de 2015. O objetivo da premiação é incentivar a qualificação das edições das casas editoras universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico.
(Foto: Michel Amazonas/Divulgação)
Fonte: Neto Pantoja / online@acritica.com