Muita gente começa na academia e depois desiste, mas a Quarta Fit de hoje vai te ajudar a traçar metas realistas para iniciar 2024 com mais saúde e menos evasão da academia.
Muita gente começa na academia e depois desiste, mas a Quarta Fit de hoje vai te ajudar a traçar metas realistas para iniciar 2024 com mais saúde e menos evasão da academia.
O ano novo começou e junto com ele vem aquelas metas absurdas e não cumpridas do ano anterior. A mais famosa é a clássica “meter o shape”. Definir metas fitness são importantes para iniciar o ano com mais saúde, porém é preciso ter cuidado e noção na hora de “buscar o balde” para não acabar se frustrando no meio do caminho.
Um estudo feito por pesquisadores da Fiocruz, em parceria com o Instituto de Cardiologia Aloysio de Castro e também a Universidade de Sidney (Austrália), concluiu que 64% das pessoas que começam a se exercitar, abandonam o plano de exercícios no terceiro mês, enquanto apenas 3,7% concluem um ano de atividades. A pesquisa observou por dez anos mais de 5 mil pessoas em uma academia do Rio de Janeiro. Para não fazer parte dessa estatística de evasão, é importante adaptar a rotina de treinos e alimentação para a realidade do seu cotidiano.
“Vou para academia de domingo a domingo!”, “Vou cortar o carboidrato!”, “Vou correr 10 km todo dia!”, e bla bla bla. Calma, frangolino, tu passou a vida inteira comendo errado, sendo sedentário e agora quer inventar de se matar de treinar pra compensar essa vida de falhas? Rola não. Quem você pensa que é? Chris Bumstead? O Cbum? Mas relaxa, a Quarta Fit de hoje vai te ajudar a traçar metas realistas para iniciar 2024 com mais saúde e menos evasão da academia.
A primeira coisa a definir é o seu motivo para isso. Tenha em mente que não existem motivos bobos ou fúteis, todos são válidos. Seja emagrecer, aumentar a massa, perder aquele pneuzinho, ganhar mais resistência para uma prova, por motivo de saúde, entrar em uma roupa específica ou mesmo para ficar mais bonito ou bonita. Não importa o porquê, apenas tenha ele claro em sua mente. É importante ter cautela e criar um plano próprio de objetivos que sejam realistas para o seu corpo e sua rotina, para não se sobrecarregar, ou pior, se frustrar por não atingir as metas estabelecidas.
*Escolha uma academia dentro do seu caminho:* Seja no sentido do trabalho, faculdade, escola ou casa, a academia deve estar próxima de um dos seus destinos diários. Desse modo, não haverá a desculpa de ter que cruzar a cidade para ir treinar, porque se sua academia fosse longe do seu destino, provavelmente você iria poucas vezes (ou nem iria);
*Não precisa ser todo dia:* Se comprometa a treinar ao menos três dias na semana. Se não gosta de academia, vale algum esporte, luta ou treino funcional. Não importa se serão dias consecutivos ou alternados. O importante é ir. Se for nas segundas, quartas e sextas, melhor ainda, pois isso vai te ajudar na recuperação muscular, ainda mais nesta fase inicial de adaptação. Faça algo dentro da sua realidade;
*Tente beber 2 litros de água por dia:* Dois litros de água diários não é o ideal para a maioria dos indivíduos, pois o consumo de água deve ser estabelecido a partir do peso da pessoa. De 30 a 45 ml por cada quilo de peso, porém dois litros diários está bom para iniciar. Tenha uma garrafa de água ao seu lado, pois dessa forma sempre que olhar para a garrafa, você se lembrará de beber;
*Caminhe 5.000 passos por dia:* Existem aplicativos para telefone que mapeiam seus passos diários, contabilizam calorias gastas, entre outros. Use a tecnologia a seu favor. Cinco mil passos por dia são cerca de 4 km. Provavelmente metade desses passos você realiza naturalmente enquanto no seu dia a dia, seja chegando no trabalho, a caminho da faculdade ou mesmo indo diversas vezes ao banheiro porque está tomando mais água, como sugerido no tópico anterior;
*Coma mais frutas:* Se comprometa a comer frutas no café da manhã, pelo menos, três vezes na semana. Não tô falando de banana frita, fruta in natura mesmo. Uma porção de maçã, pêra, uva, mamão ou outra fruta que você gostar. Além de auxiliar na saciedade, frutas contêm vitaminas e minerais importantes para a imunidade. Sem essa de paladar infantil. Seja grandinho e coma suas frutas!
Pois é, franguinho, lembre-se que você não é atleta. Não adianta querer pagar de Ramon Dino no primeiro dia de academia, fazer diversas máquinas, correr na esteira e depois de um mês desistir do processo porque não viu resultado. Tenha paciência! Um shape não se constrói da noite pro dia, isso leva tempo. Você só precisa dar o primeiro passo. Não tenha medo de não fazer por não saber por onde começar. Pergunte do professor, tire dúvidas, converse com os caras grandes da academia (mas se eles te falarem de suco aí tu foge hehehe). Dá para alcançar seus objetivos seguindo um plano natural e básico de alimentação e treino. Vá devagar e certamente chegará lá. Só não vale ficar parado!
(Foto: Divulgação)
Fonte: Junio Matos / matos@acritica.com