A programação já está sendo montada pela equipe do pré-candidato, que mantém sua postura de não falar sobre o assunto.
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) vai lançar sua pré-candidatura à Prefeitura de Manaus no próximo dia 23 de fevereiro. O anúncio não deve ser feito em uma coletiva como é de praxe em eventos políticos, mas sim por meio de um circuito de programações em bairros de todos as zonas de Manaus, inclusive a rural. O SIM & NÃO apurou que toda a programação já está sendo montada pela equipe do pré-candidato, que mantém sua postura de não falar sobre o assunto.
Sem vice - A coluna também apurou que o lançamento da pré-candidatura será sem um candidato a vice definido. Mas o responsável pelo plano de governo a ser apresentado por Amom já está definido: é Daniel Gerhard, advogado, doutor em Direito e professor da Universidade Federal do Amazonas, onde chefiou o departamento de Direito Público.
Currículo - Gerhard já foi diretor-jurídico do TCE-AM e desenvolveu trabalhos, por meio da Ufam, de ensino da Constituição para alunos de escolas públicas de Manaus.
Inspeção na BR - O deputado estadual João Luiz (Republicanos) concluiu ontem uma expedição até Humaitá (AM) para avaliar as condições de trafegabilidade da BR-319 para conhecer a realidade de quem vive no entorno da rodovia e sensibilizar autoridades. Além dos moradores, ele conversou com caminhoneiros que relataram dificuldades para transportar produtos até Manaus, especialmente no inverno.
Quilombos - Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Rurais Quilombolas no Amazonas (Conaq-AM) e representantes da luta quilombola no município de Barreirinha, 330 quilômetros de Manaus, reivindicam a implementação da educação escolar quilombola e permanência de professores quilombolas em suas comunidades.
Quilombos 2 - A instituição, que atua no estado desde 2022, diz que atualmente o município reconhece as escolas quilombolas, mas a modalidade de ensino não foi colocada em prática. Barreirinha possui, segundo o IBGE, 1,8 mil quilombolas distribuídos e cinco comunidades reconhecidas e cinco em em processo de reconhecimento.
Yanomamis - Líder indígena do Vale do Javari, Beto Marubo usou as redes sociais para pedir ação do Exército Brasileiro no socorro ao povo Yanomami, questionando “vão continuar jogando contra os trabalhos”. Ele conclamou os militares a estarem no ‘front’ do combate de crimes ambientais e no protagonismo dos interesses do país. “Não deixem que ‘velhos de pijama’ desmereçam a atuação”.
Agenda Internacional - Em agenda na Europa, o governador Wilson Lima busca vender as iniciativas ambientais do Amazonas para autoridades e empresários. Ontem, ele participou de mais uma edição do Lide, no Reino Unido, onde destacou a comercialização de créditos de carbono.
Conversas - O governador paticipou de conversas com representantes e gestores do banco BlueBay e com a empresa do mercado financeiro Bloomberg e reuniu-se com autoridades do Reino Unido, onde detalhou medidas para rastreamento da produtos para combater o desmatamento e defendeu a compra de itens amazônicos.
(Foto: Arquivo A CRÍTICA)
Fonte: acritica.com