Licença da Transpetro cancelada
Economia
Publicado em 24/05/2024

O alerta foi feito pelo deputado federal Sidney Leite (PSD) em pronunciamento na Câmara dos Deputados

 

O cancelamento da Licença de Operação (LO) da Transpetro pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) deve refletir no serviço de energia elétrica e no abastecimento de combustíveis em Manaus e região Metropolitana. O alerta foi feito pelo deputado federal Sidney Leite (PSD) em pronunciamento na Câmara dos Deputados. À coluna, ele questionou as intenções do governo estadual com a medida, alegando que há “coisa não republicana” por trás da suspensão.

 

Consequências - A operação da  Transpetro no Amazonas ocorre há mais de 14 anos na logística de petróleo bruto e gás natural. Sem a licença, será necessário, segundo o deputado, parar a produçao destes insumos. A consequência deve ser o encarecimento da botija de gás no Norte do país e a falta de combustível para termelétricas situadas em Manaus e na região metropolitana.

 

Arrecadação - Sidney indica ainda um prejuízo para a arrecadação do próprio estado com a perda do maior montante do ICMS. “Essa suspensão não é à toa. E no fim quem é punido é a população do Amazonas”, disse o deputado. O presidente do Ipaam, Juliano Valente, não explicou os motivos da decisão.

 

Porto de Manaus - Durante reunião com prefeitos em Brasília, o senador Eduardo Braga (MDB) afirmou que nos próximos 20 dias o governo federal irá realizar uma audiência pública para definir o projeto para a reforma do Porto da Manaus Moderna, obra prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Isso impacta todo o transporte de passageiros e cargas para o interior do estado do Amazonas”, explicou o senador.

 

Ataque... - O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade (UB), denunciou um possível ataque hacker que estaria sendo feito às redes sociais dele, que não é o primeiro pré-candidato à prefeito a relatar esse tipo de situação. Os deputados federais Amom Mandel (Cidadania) e Capitão Alberto Neto (PL) recentemente também disseram terem recebido  enxurrada de seguidores “fakes”.

 

...hacker - O caso de Cidade teria ocorrido no último fim de semana. Em vídeo divulgado no Instagram, o político faz ilações na tentativa de vincular o caso a rivais na disputa pela Prefeitura de Manaus: “De onde vem esse dinheiro? Quem deu a ordem para esse crime? Por que estão jogando tão sujo antes mesmo de começar as eleições?”.

 

Amigos - Enquanto articula a candidatura para a prefeitura de Manaus, o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) teve um “encontro de amigos” com o presidente da Rede Sustentabilidade, Tácius Fernandes, e o militante do PCdoB e coordenador-geral de políticas públicas do MEC, Ian Evanovick, em Brasília, onde curtiram juntos uma roda de samba. O registro com todos ‘fazendo o L’ foi publicado por Marcelo nas redes sociais.

 

Cobrança - O vereador Capitão Carpê (PL) cobrou a instalação da CPI da Semcom, durante sessão de ontem da CMM, após a divulgação de reportagens desinformativas sobre ele no portal de notícias alvo da comissão: “Eu peço ao presidente da Casa que abra essa CPI. Vamos nomear os membros, mesmo que sejam da base do prefeito”.

 

(Foto: Agência Brasil)

Fonte: acritica.com

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!