Segundo os pesquisadores, o aumento do condicionamento físico e a melhora da aptidão cardiovascular promovem adaptações celulares que fortalecem o sistema imunológico
No mês que marca a campanha para reforçar a importância da prevenção no combate ao câncer de próstata um estudo do British Journal of Sports Medicine que mostra o impacto positivo da atividade física no para prevenir o avanço da doença merece destaque. De acordo com a pesquisa, que avaliou mais de 180 mil homens e foi divulgada no início deste ano, a prática regular de atividades físicas, associada a outros hábitos saudáveis como uma alimentação equilibrada, pode reduzir em até 35% o risco de desenvolver o câncer, além de diminuir a probabilidade de evolução para casos mais graves.
Segundo os pesquisadores, o aumento do condicionamento físico e a melhora da aptidão cardiovascular promovem adaptações celulares que fortalecem o sistema imunológico, dificultando o surgimento e a progressão do câncer. A descoberta dos pesquisadores destaca a importância da prática de exercícios físicos na prevenção desse tipo de câncer, que causa 375 mil óbitos anuais no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Daniel Carlos, treinador da Smart Fit, explica que diversos tipos de exercício contribuem para a saúde cardiovascular e imunológica. “Exercícios aeróbicos, por exemplo, desempenham um papel fundamental, melhorando tanto a respiração quanto a circulação sanguínea, o que ajuda na defesa do organismo”, comenta.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) inclui a prática regular de exercícios entre as principais formas de prevenção ao câncer de próstata, ao lado de cuidados, como evitar o consumo de álcool e tabaco e manter consultas regulares com o urologista.
Sobre a pesquisa
Para analisar os resultados, a pesquisa dividiu os participantes em três grupos: os que apresentaram melhora na aptidão física durante o período do estudo, os que mantiveram a capacidade física estável e os que apresentaram queda na performance física. O critério utilizado para medir a aptidão foi o volume de oxigênio consumido pelo corpo durante exercícios de alta intensidade.
Segundo o estudo, os participantes que aumentaram em 3% ou mais sua aptidão física anualmente apresentaram 35% menos risco de desenvolver câncer de próstata em comparação com aqueles que tiveram diminuição na capacidade cardiorrespiratória.
Novembro azul
A campanha “Novembro Azul” busca conscientizar para a importância dos homens cuidarem da saúde. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revelou que 46% dos homens não têm o hábito de ir ao médico regularmente e mais da metade dos entrevistados afirmaram sofrer com problemas como obesidade e pressão alta, fatores de risco para diversas outras doenças, e que também podem ser resolvidos com a prática de atividade física.
Exercícios regulares atuam na regulação do sistema endócrino, responsável pela produção de hormônios como a testosterona, fundamental para a saúde masculina e que, em níveis adequados, favorece o ganho de força e massa muscular, regula a capacidade de concentração, ajuda a reduzir o estresse e influência na libido. Daniel Carlos explica que a musculação, em especial, contribui para esses ganhos.
“Todas as atividades físicas têm um papel no sistema endócrino, mas a musculação se destaca. Ela exige esforço intenso e recrutamento de fibras musculares, criando um ambiente ideal para a liberação de hormônios anabólicos como a testosterona”, finalizou o treinador.
Tá vendo aí, frangolino? Mais uma vez o exercício físico se provando como um excelente fator preventivo contra diversos problemas de saúde. É melhor prevenir ou remediar? Lembre-se, se você não arrumar tempo para cuidar da saúde, vai ter que arranjar tempo para cuidar da doença. O que é menos pior? Eu sempre digo que a prática de atividade física é o melhor remédio. Mexa-se, cuide-se e faça seus exames regulares. Deixe o preconceito de lado e aceite esse toque!
Imagem gerada por IA/Meta
Por: Junio Matos