Prefeitura alerta que 81% das instituições ainda não atualizaram os dados; novo aplicativo facilita serviços para estudantes
Escolas particulares, faculdades e demais unidades de ensino de Manaus devem ficar atentas à obrigação de atualizar ou regularizar seus cadastros para garantir meia-passagem estudantil. Administradores e diretores destes locais devem se apressar para evitar transtornos aos estudantes antes do início do ano letivo.
O alerta é feito pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a escolas particulares, cursos livres, técnicos, de língua estrangeira, pré-vestibulares, supletivos, faculdades e universidades públicas ou privadas.
Gera preocupação o fato de que 81% das escolas que deveriam fazer o cadastro ainda não atualizaram seus dados. Sem o cadastro, os estudantes destas instituições de ensino não podem adquirir a meia-passagem.
A atualização é feita no site “souestudante.sinetram.com.br” no item “Acesso Administrativo”. Em seguida clique em “Primeiro Acesso” e digite o CNPJ cadastrado da instituição; após este processo é encaminhado ao e-mail cadastrado uma mensagem com a senha de acesso ao formulário do seu cadastro; por fim, preencha as informações solicitadas.
Novidades no aplicativo
Desde dezembro de 2024, os estudantes e gestores de escolas de Manaus já têm à disposição um novo aplicativo que oferece nova experiência tecnológica com mais serviços e funcionalidades à população da capital.
O App “Sou Estudante Manaus” permite aos alunos identificar se possuem o cartão PassaFácil Estudantil e, em caso negativo, permite solicitá-lo gratuitamente com a opção de retirada em terminais ou entrega em casa (com taxa de envio). Além disso, o aplicativo facilita a solicitação de segunda via de formulário on-line.
Atendimento
Praticamente, todo o atendimento para estudantes poderá ser feito pelo aplicativo, sem a necessidade de deslocamento aos locais de atendimento.
No caso das escolas da rede pública municipal e estadual, o cadastro dos alunos no sistema do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) já é feito de forma automática, o que garante aos alunos o direito ao passe-livre, aos estudantes que moram a mais de um quilômetro da escola, e meia-passagem aos demais.
Cadastros
Outro destaque é a funcionalidade que permite aos pais ou responsáveis gerir os cadastros de estudantes menores de 13 anos. O aplicativo também oferece a conveniência de solicitar mensalmente os créditos de gratuidade para alunos das redes públicas de ensino e a meia-passagem para estudantes de escolas privadas, eliminando a necessidade de deslocamento aos postos do Sinetram, exceto em casos específicos, como bloqueios por biometria.
Ao entrar com o login e senha, o estudante tem acesso a página do Perfil completo, onde por meio do App será possível o estudante visualizar todas as suas informações, fazer atualização de fotos e dados. Através do aplicativo também é possível solicitar mensalmente os créditos da gratuidade de alunos das redes municipal e estadual de ensino.
Opção
O App “Sou Estudante Manaus” também tem a opção de compra de crédito de meia-passagem estudantil para estudantes de escolas privadas, universidades e cursos livres.
O IMMU ressalta que a ferramenta foi criada para oferecer soluções on-line para estudantes, dispensando a ida a um dos postos do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (exceto em caso de desbloqueio por biometria) na capital amazonense.
Em caso de dúvidas, os administradores e gestores das unidades de ensino podem entrar em contato com o IMMU por meio dos canais de comunicação, nos telefones 0800 2123 270 e Whatsapp (92) 98842-1443; e e-mails: cadastroestudantil.pmm@gmail.com ou maria.miguez@pmm.gov.br.
(Foto: Divulgação/ IMMU)
Fonte: acritica.com / online@acritica.com