Dos 62 municípios, 13 deles estão em estado de emergência (sinalização vermelha), 31 estão em estado de alerta (sinalização laranja), e 18 estão em estado de atenção (sinalização amarela). Nenhuma cidade apresenta estado de normalidade (sinalização verde)
O Governo do Estado do Amazonas divulgou na tarde desta quinta-feira (01), em suas redes sociais, o boletim informativo da Operação Cheia 2025, com informações da situação atual dos municípios, assim como das ações do governo, frente a cheia dos rios.
Segundo o boletim informativo, dos 62 municípios do estado do Amazonas, 13 deles estão em estado de emergência (sinalização vermelha), 31 estão em estado de alerta (sinalização laranja), e 18 estão em estado de atenção (sinalização amarela). Nenhuma cidade apresenta estado de normalidade (sinalização verde).
De acordo com dados da Defesa Civil do Amazonas, 144 mil pessoas e 36 mil famílias já foram atingidas pela enchente dos rios do estado.
A Operação Cheia 2025 teve início no dia 16 de abril, com o envio de ajuda humanitária aos municípios da calha do rio Madeira, beneficiando inicialmente Apuí, Humaitá, Manicoré e Novo Aripuanã (as primeiras cidades do estado a decretarem situação de emergência).
(Foto: Nilton Ricardo/A CRÍTICA)
Por: Daniel Brandão