David Almeida inaugura nova base da Guarda Municipal com foco na reestruturação da segurança
Publicado em 20/05/2025 06:10
Manaus & Municípios

A nova base contará com presença da Guarda Municipal em regime 24 horas, além de estrutura para abrigar a Defesa Civil, tornando-se um centro ampliado de operações

 

Na manhã desta segunda-feira (19), o prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou o 2º Núcleo Operacional da Guarda Municipal, instalado na rua Wilkens de Matos, próximo ao Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) Aparecida, no bairro Aparecida, zona Sul da capital. A nova estrutura faz parte do plano de reestruturação da segurança pública na cidade, com foco no monitoramento, patrulhamento e proteção ao patrimônio público, especialmente na área central.

 

Durante a entrega da base, o prefeito destacou a importância estratégica do núcleo instalada em um imóvel da Prefeitura anteriormente abandonado.

 

“Estamos entregando mais um núcleo da Guarda Municipal de Manaus, núcleo para monitoramento, patrulhamento e, acima de tudo, para resguardar a segurança da população. Esse prédio estava em situação de abandono, era ocupado por pessoas em situação de rua, e agora está totalmente reformado e com nova função. Manaus está mais segura”, afirmou David Almeida.

Foto: Jeiza Russo/ A Crítica)

 

A nova base contará com presença da Guarda Municipal em regime 24 horas, além de estrutura para abrigar a Defesa Civil, tornando-se um centro ampliado de operações. A unidade também integra o projeto Smart Manaus, que prevê a instalação de 84 câmeras de monitoramento com tecnologia de reconhecimento facial em locais públicos administrados pela Prefeitura.

 

“Muito em breve estaremos implementando o Smart Manaus, garantindo mais segurança e modernização para nossa cidade, onde será possível realizar um monitoramento facial em locais públicos administrados pela prefeitura”, anunciou o prefeito.

 

O secretário municipal de Segurança Pública, Alberto Siqueira Neto, também esteve presente e destacou a evolução da Guarda Municipal.

 

“Há quatro anos, não tínhamos sequer viaturas. Hoje, temos mais de 80 veículos, um efetivo armado e treinado, duas bases operacionais e mais à vista. Esse núcleo será o comando da guarda no centro da cidade, com foco exclusivo na atuação local e suporte da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal)”, disse.

 

(Foto: Jeiza Russo/ A Crítica)

 

Atualmente, a Guarda Municipal conta com cerca de 500 agentes, sendo 400 deles armados. 

 

Para os agentes da Guarda Municipal, a nova base representa um avanço não só para a população, mas também para a valorização da própria corporação. O guarda Márcio Lima, de 42 anos, ressaltou: 

 

“É de extrema importância essa nova base porque aproxima a guarda da população e valoriza nossa classe. Ainda estamos aguardando definições sobre a estrutura total e se outras bases serão mantidas, mas essa é uma conquista importante”.

 

Com a inauguração da nova unidade, o prefeito reforça o compromisso de entregar seis bases operacionais até o fim do mandato. As duas primeiras já foram implantadas, e a terceira está prevista para ser entregue em breve na zona Leste, no bairro São José.

 

(Foto: Jeiza Russo/ A Crítica)

Por: Jeysy Xavier

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!