MENU
Desenvolvemos o seu aplicativo para smartphones
Amazonense de 10 anos lança livro na França inspirado na saudade do avô
Publicado em 03/11/2025 09:44
Educação

“Um ninho novinho”, de Laura de Queiroz Bugalho, nasceu de uma carta carinhosa e se transformou em uma história sobre amor, mudança e pertencimento

 

Uma aventura internacional, um coração cheio de saudade e um talento literário que floresceu ainda na infância. Assim nasceu o primeiro livro de Laura de Queiroz Bugalho, amazonense de 10 anos, que deixou Manaus com os pais para viver uma nova fase na França - e decidiu transformar essa experiência em história. A obra recebeu o propício título “Um ninho novinho” e já está à venda pelo Instagram (@um_ninho_novinho).

 

Tudo começou de um jeito simples e muito afetuoso: uma carta para o avô, feita de saudade, delicadeza e imaginação. “A ideia surgiu de uma carta que fui fazer para o meu avô, no aniversário dele, porque ele adora pássaros e eu queria mostrar a minha história para ele, mas de um jeito mais fofo e ele também adora ler. Depois, a minha mãe teve a ideia de criar um livro e eu amei essa ideia”, contou Laura ao BEM VIVER.

 

A escrita, segundo ela, foi totalmente espontânea. “Esse livro eu pensei sozinha, eu pensei tudo. Eu estava com tudo na minha cabeça e eu só queria escrever isso no celular e mandar pro meu avô”, destacou a pequena autora.

 

Mudança

Mudar-se de país, ainda na infância, parece uma aventura de cinema, e Laura garante: foi mágico, mas também desafiador. “A saudade apertou, especialmente da família e dos sabores da casa da vovó”, confessou.

 

“A parte difícil é que eu estava longe da minha família, dos meus avós, dos meus tios… E também que a gente tinha que falar uma outra língua, pessoas novas, amigos novos, escolas novas”, completou.

 

No entanto, a mudança abriu portas para descobertas inesquecíveis - e para um mundo inteiro caber no coração de uma menina. “A parte mais legal foi que eu fiz amigos de vários países. Viver na Europa, assim, foi uma coisa muito legal, bem diferente”.

 

Obra

Em “Um ninho novinho”, Laura detalha essa jornada de adaptação, saudade e descoberta. E sua parte favorita da história não poderia ser mais simbólica: “A minha parte favorita do livro é a parte que, com o tempo, a família percebe que, mesmo longe de casa, ainda podia ser feliz… Porque eu estou longe de casa, mas eu ainda estou feliz”.

 

A publicação ganhou lançamento especial em Manaus, durante as férias escolares da autora, em agosto, com direito à surpresa organizada pela mãe. “Foi bem emocionante, foi um momento mágico… Eu li a primeira cópia com a minha mãe, foi muito especial”, lembrou Laura.

 

“A minha mãe organizou tudo em Manaus, em um lugar bem aconchegante e foi bem emocionante para todos os familiares e amigos”, acrescentou a autora.

 

Por fim, com a doçura e maturidade de quem já viveu mais do que muita gente grande, Laura resume sua aventura - e seu livro - com brilho nos olhos. “Eu estou bem feliz aqui, porque é uma experiência bem nova pra gente.”

 

(Foto: Divulgação)

Fonte: Gabriel Machado/acritica.com

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!