Nova configuração no diretório estadual ocorre após batalha judicial e acordos entre lideranças
 
O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB) assumirá o comando estadual do União Brasil. A comissão provisória foi definida pela executiva nacional, que desde o ano passado vive um racha alimentado por uma disputa interna entre membros dos extintos PSL e Democratas, que ganhou contornos na base local. A informação foi divulgada pelo próprio governador nas redes sociais. 
 
“Agradeço a Executiva Nacional do União Brasil pela confiança ao me indicar para assumir a presidência da comissão provisória do partido no AM. Seguiremos trabalhando juntos na construção de uma política forte e para transformar e melhorar, cada vez mais, a vida da população”, declarou o governador no X, antigo Twitter. 
 
A fusão do DEM e do PSL aprovada em fevereiro de 2022, deixou o ex-deputado federal Pauderney Avelino (UB) com o comando da legenda que mais tarde receberia o governador Wilson Lima para disputar a reeleição. 
 
O comando ficou com o ex-democrata até o dia 30 de abril do ano passando. Dias antes Pauderney realizou uma convenção do diretório estadual, onde ele foi reconduzido à presidência. A votação, no entanto, foi anulada  pela 5ª Vara Cível e Acidentes de Trânsito de Manaus por meio de uma ação apresentada pela bancada do União na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) e na Câmara dos Deputados e pelo secretário de governo do Estado, Sérgio Litaiff Filho. 
 
Após a decisão judicial, Pauderney chegou a perder o cargo que ocupava no governo do estado na Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e disse que não houve diálogo com o governador Wilson Lima, principal liderança no União Brasil e postulante ao cargo da presidência. 
 
Entre idas e vinda no judiciário, impasse foi resolvido com uma negociação feita pelo governador onde o deputado federal Fausto Júnior (UB) aceitou deixar a cadeira na Câmara dos Deputados para assumir Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDURB). A vaga dele ficará com o primeiro suplente, justamente, Pauderney Avelino. 
 
(Foto: Divulgação)
Fonte: Giovanna Marinho