Do próximo sábado até o dia 5 de agosto, os partidos e federações devem se reunir para oficializar seus candidatos a prefeito e vereador
Dos nove pré-candidatos a prefeito de Manaus, apenas dois deixarão para realizar a convenção partidária no último dia permitido pela legislação eleitoral: o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado Roberto Cidade (União). A partir do próximo sábado (20), os partidos devem obrigatoriamente realizar suas convenções para indicar seus candidatos a prefeito e vereador. O prazo se encerra no dia 5 de agosto, data escolhida pelas siglas de Amom e Cidade.
Durante a realização das convenções, os candidatos também deverão apresentar os nomes que serão seus companheiros de chapa como vice. Até o momento, somente o prefeito David Almeida (Avante) deu indicações de quem poderá acompanhá-lo ao exonerar os secretários Renato Junior, Shádia Fraxe e William Dias, todos pertencentes a seu partido.
A federação Brasil da Esperança – formada por Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV) – deverá realizar as convenções individualmente antes de fazer o evento em grupo. A primeira convenção será a do PCdoB já no dia 20 de julho às 9h, no Sindicato dos Metalúrgicos. O PT, segundo o presidente municipal Valdemir Santana, realizará sua convenção em 27 de julho. O Partido Verde ainda não marcou a data de sua convenção, mas deve fazer o anúncio na próxima semana.
A convenção da federação, segundo Valdemir Santana e a presidente estadual da FE Brasil, Lúcia Antony, deverá ocorrer entre os dias 3 e 4 de agosto. O ex-deputado Marcelo Ramos (PT) foi oficializado na última semana como o único pré-candidato da federação e deverá ser apresentado como candidato nessa data.
Cabalístico
O Partido Liberal (PL) deve ser o primeiro, individualmente, a realizar a convenção para indicar seu candidato a prefeito, o deputado federal Capitão Alberto Neto. A expectativa é de que o evento seja realizado no dia 22 de julho em conjunto com outros eventos do partido no Brasil, de forma que combine com o número da sigla, mas não há data definitiva.
“O prazo de convenções é de 20 de julho a 5 de agosto. Estamos avaliando datas para conciliar com as agendas dos nossos convidados, em comum acordo do Partido Liberal nacional, estadual e municipal. O dia 22, especificamente, é uma possibilidade, por ser um dia simbólico para o PL, mas não há nada definido ainda. Assim que tivermos, a data certa será divulgada”, disse a assessoria do deputado Alberto Neto.
A próxima convenção prevista é a do atual prefeito de Manaus, David Almeida. Em maio, o chefe do Executivo da capital afirmou que anunciaria o nome de seu candidato a vice-prefeito no dia 31 de julho, na data do aniversário de sua falecida mãe, Rosa Almeida. O dia está dentro do período de convenções partidárias determinado pela Justiça Eleitoral.
PSTU e Mobiliza farão no dia 27
Para o dia 27 de julho estão marcadas duas convenções partidárias: a do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e a do Mobiliza. O PSTU oficializará o nome do professor Gilberto Vasconcelos para concorrer à Prefeitura de Manaus. A solenidade está marcada para às 14h no Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Amazonas (Sintraam).
O Mobiliza lançará o deputado estadual Wilker Barreto ao mesmo cargo. A reportagem da A CRÍTICA procurou a assessoria do parlamentar para questionar o local e a hora. Em resposta, a reportagem foi informada de que o próprio deputado fará o anúncio na próxima segunda-feira.
Partido Novo
A próxima convenção é da sigla da empresária Maria do Carmo Seffair. O Partido Novo marcou o dia 3 de agosto para lançar à reitora da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) a prefeita de Manaus.
Os últimos candidatos a serem oficializados serão o deputado federal Amom Mandel e o deputado estadual Roberto Cidade. Tanto a federação formada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) com o Cidadania quanto o partido União Brasil realização suas convenções no dia 5 de agosto, prazo final de acordo com o calendário eleitoral.
No fim de julho
A reportagem procurou a pré-candidata à prefeita Natália Demes, indicada do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), para verificar a data da convenção da federação formada pela sigla em conjunto com a Rede Sustentabilidade (Rede). Segundo a advogada, ainda não há definição, mas a solenidade deve ser realizada por volta do fim de julho.
Prazo máximo para a realização das convenções partidárias é até o dia 5 de agosto. (Foto: Divulgação)
Por: Lucas dos Santos / politica@acritica.com